CASA – OBRAS SOBRE PAPEL RECEBE A INDIVIDUAL “PAISAGEM FRAGMENTADA” COM GRAVURAS DE ANDRÉ DE MIRANDA, A PARTIR DE 8 DE JUNHO
RENOMADO GRAVADOR TRAZ XILOGRAVURAS E DESENHOS A BELO HORIZONTE
Com uma obra reconhecida por explorar uma poética urbana em suas gravuras, o carioca André de Miranda traz a série de xilogravuras e desenhos “Paisagem Fragmentada” em uma exposição individual, na cAsA – Obras Sobre Papel, com inauguração no dia 8 de junho.
Após 10 anos trabalhando na série Xilocidade, em que utilizava elementos de arquitetura antiga impressas em classificados atuais de jornal, o artista passou a trabalhar novos elementos, mais cores, mas mantendo sua preocupação com a cidade e sua memória. “Eu me preocupo muito com o urbano, com os imóveis tombados, pois moramos num país sem passado. Trabalho formas arquitetônicas, paisagens da cidade e da minha memória afetiva com ela”, conta o artista.
Serão 60 obras na mostra, entre as xilos e os desenhos que são estudos de André de Miranda antes de realizar a obra. São “pré-xilos” feitas à tinta china e bico de pena. O artista também vai ministrar um workshop nos dias 9 de 10 de junho, na Escola Guignard. A oficina terá como público-alvo, interessados em gravura com ou sem experiência.
André de Miranda é um reconhecido gravador e tem mais de 30 anos de carreira na arte contemporânea. Também é desenhista, ilustrador e artista educador. O convite para a exposição na cAsA partiu da diretora artística Lúcia Palhano, que mantém o espaço exclusivo para a arte sobre papel. “São apenas dois lugares dedicados à arte sobre papel no Brasil. É difícil armazenar essas obras, trabalhar com papel custa caro e esta iniciativa é raríssima. A cAsA tem uma estrutura muito interessante, um acervo maravilhoso e em seu curto período de vida já realizou importantes exposições. Sinto-me muito honrado com essa mostra”, finaliza o artista.
SERVIÇO:
Paisagem Fragmentada, por André de Miranda
Abertura: dia 8 de junho 2017 às 20h.
Visitação: de 9 de junho a 29 de julho.
De segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados de 10h às 14h.
Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Av. Brasil 75 – Sta. Efigênia).
Informações: (31) 2534-0899
Entrada franca