Palestra-Show no Circo do Asfalto/SP

Por Paulo Varella - março 9, 2018
100 0
Pinterest LinkedIn

Circo do Asfalto promove Palestra-Show sobre Inclusão nas Artes Cênicas e apresentação do Grupo Nopok (RJ)

Circo do Asfalto convida escolas, estudantes, profissionais interessados e público para participar da Palestra-Show sobre Inclusão nas Artes Cênicas com a Palhaça Birita (SP) no dia 14 de março. No mesmo dia tem Grupo Nopok (RJ) com o espetáculo Carrilhão!  

Espaço Cultural Circo do Asfalto recebe a Palhaça Birita (SP) e o Grupo Nopok (RJ)

Ariadne Antico nasceu com um tipo de paralisia cerebral que, segundo diagnóstico médico, a impediria de andar e falar. Mas não foi bem isso o que aconteceu.

Um dia a menor máscara do mundo entrou em sua vida, ou melhor, no seu nariz e através de sua palhaça “Birita”, aprendeu a usar suas limitações a seu favor.

Sendo assim, resolveu sair por aí, contando suas aventuras e desventuras através da Palestras-Show “Muros e grades são Invenções Humanas”, enfatizando a importância da arte como agente transformador e incentivando a não superproteção da criança/pessoa com deficiência.

Na próxima quarta-feira, dia 14 de março de 2018, o Espaço Cultural Circo do Asfalto promove um encontro especial com palestra, conversas e apresentação desta palhaça que superou muitos desafios e hoje tem seu trabalho pautado na inclusão através das artes. A mesa tem como objetivo conscientizar a sociedade da importância e viabilidade da inclusão!

No mesmo dia, às 20h00 tem Grupo Nopok (RJ) apresentando o espetáculo Carrilhão, que fala dos mercadores de todos os tempos e lugares. Mascates de hoje, de ontem e de amanhã. Fala da paixão pela charla, do encantamento pelas palavras e pelas ações, e do feitiço inerente a um bom vendedor. Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações.

O espetáculo é uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas Fernando Nicolini e Daniel Poittevin se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos.

Além das apresentações, quem for até o Espaço Cultural Circo do Asfalto poderá conferir uma exposição permanente com retratos de Ricardo Avellar, fotógrafo oficial da companhia, sobre as andanças do grupo.

Estas ações fazem parte do projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Com este projeto, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade. Com uma agenda recheada de atrações gratuitas, o projeto tem como objetivo fortalecer as atividades que já são realizadas no Galpão, expandir as ações para outros espaços da cidade e fortalecer a cena circense do ABC. Para além das apresentações, o projeto promove um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

O Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo.

Ao longo deste tempo foi criando uma relação com o território que o cerca e é hoje uma das principais opções culturais da região. Fomentando a arte do encontro entre artistas de diversos seguimentos, ampliando e fortalecendo as redes, compartilhando conhecimentos, trabalhando na formação de público para o circo e difundindo a arte na periferia da cidade de Santo André.

O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo. As ações da festa de Carnaval acontecerão dentro do espaço e na rua em frente, seguindo até o campinho de futebol que fica no cruzamento da Av. Bom Pastor com Rua Sebastião Pedroso, s/n.

A responsável pelo espaço é a companhia Circo do Asfalto, que foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho. Buscando levar arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura.

Para acompanhar a programação do espaço acesse:

https://www.facebook.com/circodoasfalto/

https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-Cultural-Circo-do-Asfalto-706420862827888/

Mesa de Debates sobre Inclusão nas Artes Cênicas

Dia 14 de março (14h00) com a participação da Palhaça Birita (SP)

Grupo Nopok (RJ) apresenta o espetáculo Carrilhão

Dia 14 de março às 20h00

Exposição permanente sobre a história da Circo do Asfalto – Imagens do fotógrafo Ricardo Avellar sobre as viagens, aventuras e histórias da companhia Circo do Asfalto.

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto
Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here