Pinacoteca lança mochila pedagógica e abre inscrições para curso de capacitação
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, acaba de lançar o Pina_Dentro e Fora, projeto do Núcleo de Ação Educativa, que desenvolveu quatro mochilas recheadas de imagens e jogos que poderão ser emprestadas aos professores das redes pública e privada de ensino com o objetivo de fortalecer o uso das artes visuais como recurso pedagógico nas escolas.
Os materiais tratam de diferentes aspectos do tema ‘Identidade’ e podem ser adaptados e utilizados por diferentes faixas etárias e níveis de escolarização. O conteúdo de cada uma das mochilas é diferente e o prazo de empréstimo será limitado, permitindo que mais pessoas tenham acesso a elas.
“Para nós o Pina_Dentro e Fora será como uma semente para fazer brotar conexões entre instituições educativas, comunidades e os saberes da arte, da história, do patrimônio e da cultura, em busca da construção do conhecimento e do empoderamento coletivos”, explica Mila Chiovatto, coordenadora do Educativo.
Além dos jogos, banners, cartas com palavras e símbolos, imagens e mapas, acompanha cada um dos materiais um fichário onde estão reunidas todas as sugestões de utilização dos recursos de cada mochila e as propostas a serem utilizadas em algumas das atividades. Também estão nele as indicações bibliográficas e textos complementares sugeridos para leitura. Cada uma das mochilas pedagógicas possui ainda um diário para que os professores possam registrar as experiências vividas no período do empréstimo. “Esperamos que assim novas formas de utilização surjam da própria prática cotidiana do museu e dos professores”, completa Chiovatto.
Para poder retirar a mochila por empréstimo o professor interessado deverá participar do encontro de formação que acontecerá dia 29 de julho (sábado) das 10h00 às 14h00 no auditório da Pina Luz. As inscrições serão realizadas a partir do dia 17 pelos telefones (11) 3324-0943 ou 0944. São 30 vagas destinadas a professores em atuação de ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. Dúvidas ou mais informações pelo e-mail [email protected] – Deborah Cortez.