Quarteto de Cordas da UFF faz apresentações

Por Paulo Varella - outubro 29, 2018
93 0
Pinterest LinkedIn

Quarteto de Cordas da UFF faz apresentações nos dias 05 e 18 de novembro, com um programa que reúne linguagens contemporâneas, romântica e de música popular

As apresentações do Quarteto de Cordas da UFF, em novembro, ampliam seu público, com o objetivo de oferecer um amplo espectro da apreciação das mais diversas linguagens musicais. Assim, o Quarteto de Cordas da UFF apresenta um programa que reúne obras diametralmente diferentes, em dois concertos em Niterói: em 05 de novembro, na Faculdade de Química da UFF, em celebração aos seus 50 anos; e no dia 18 de novembro, no Cine Arte UFF. O programa inicia-se com uma abordagem da linguagem contemporânea; perpassa pela linguagem romântica e termina com a música popular.

Será executada a obra Deprecabitur do compositor paulista Marco Padilha, além do já consagrado quarteto “Americano” de Dvořák, composto pouco tempo depois do compositor se instalar nos EUA. O programa encerra com repertório mais popular, de canções de Pixinguinha, Tom Jobim e Queen (Freddie Mercury) arranjadas para o quarteto de cordas.

Marcando a comemoração aos 50 anos da Faculdade de Química da UFF, a apresentação do dia 05 de novembro, segunda-feira, ocorrerá no Campus da Praia Vermelha, na Rua Edmundo March, s/n, em São Domingos, Niterói, e será às 17h, com entrada franca. No dia 18 de novembro, um domingo, a apresentação ocorrerá em uma das manhãs de música clássica do Cine Arte UFF, às 10h30, com entradas a R$ 14 e R$ 7 meia.

PROGRAMA

Marco Padilha (1955)

Deprecabitur, para quarteto de cordas.

(Estreia Fluminense)


Antonín Dvořák (1841-1904)
Quarteto de cordas em Fá maior, Op. 96
Allegro ma non Troppo – Lento

Molto Vivace
Finale: vivace ma non troppo
Pixinguinha (1897-1973) / João de Barro (1907-2006)
Carinhoso (Arranjo Luiz Fernando Zamith)
Tom Jobim (1927-1994) / Vinícius de Morais (1913-1980)
Eu sei que vou te amar (Arranjo – Luiz Fernando Zamith)
Grupo Queen
Bohemian Rapsody (arranjo – Oswaldo Carvalho

Quarteto de Cordas da UFF

 

TOMAZ SOARES 1º violino

UBIRATÃ RODRIGUES 2º violino

NAYRAN PESSANHA viola (músico licenciado)

JESSÉ MÁXIMO PEREIRA viola (músico convidado)

DAVID CHEW violoncelo

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here