RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP promove Open Studio

Por Paulo Varella - junho 2, 2017
142 0
Pinterest LinkedIn

 

Evento será no próximo sábado (3/6), com a participação de artistas da França, Colômbia, Venezuela, México, Alemanha e Brasil

Reconhecida por receber artistas de várias partes do mundo há mais de 10 anos, a Residência Artística FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) realiza no próximo sábado (3/6) mais um Open Studio. Aberto ao público, o evento é realizado duas vezes por semestre com o intuito de proporcionar aos visitantes  a oportunidade de conhecer os artistas, seus trabalhos e pesquisas, além do interior do prédio – projetado por Ramos de Azevedo -, e, ainda, visitar a exposição em cartaz no MAB-Centro.

“Será uma oportunidade para trocas e interação artística e cultural”, explica o professor Marcos Moraes, coordenador da Residência Artística FAAP, que organiza o evento desde 2013. “Participam artistas da França, Colômbia, Venezuela, México, Alemanha e do Brasil. São culturas diferentes, projetos, visão de mundo e da arte muito distintos, com infindáveis possibilidades de experiências”, completa o professor, que também coordena os cursos de Artes Visuais da FAAP.

Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para que os artistas – que passam pelo processo de seleção – possam desenvolver projetos artísticos e trocas de experiências e conhecimentos, entre si, com a cidade, com a comunidade artística e também com alunos e professores da FAAP.  As residências podem ser consideradas, atualmente, uma das formas mais significativas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de pesquisa em artes, e a da FAAP está instalada no histórico edifício de Ramos de Azevedo, na Praça do Patriarca, centro velho da capital paulista, palco de manifestações artísticas diversas.

Artistas estrangeiros e de fora do Estado de São Paulo interessados em participar do processo de seleção para a temporada do próximo ano podem fazer sua inscrição até 31 de julho, para permanência no primeiro semestre de 2018, ou até 31 de janeiro, para o segundo semestre. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Confira a lista de artistas que participam do próximo Open Studio:

  • Romain Dumesnil (Brasil?França)
  • Pedro Victor Brandão (Brasil)
  • Letícia Lampert (Brasil)
  • Snyder Moreno Martín  (Colômbia)
  • Suwon Lee (Venezuela)
  • Gustavo Torres (Brasil)
  • Miguel Pérez Ramos (México)
  • Oskar Schmidt (Alemanha)
  • Manoela Medeiros* (Brasil)

*O projeto da artista estará exposto, mas ela não estará presente.

Open Studio

Data: 3/6 (sábado)

Horário: das 12h às 17h

Local: Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé

Mais informações: (11) 3101-1776  ou [email protected]

Site: www.faap.br/residenciaartistica

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Reconhecida pela excelência no ensino, a FAAP completa 70 anos de história sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação. É hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

 

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here