Semana Criativa de Tiradentes

Por Paulo Varella - outubro 25, 2017
89 0
Pinterest LinkedIn

 

 

Programação: (*Anexa)
Confira o horário de cada palestra da SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES, que acontecerá de 26 a 29 de outubro, no SESI CENTRO CULTURAL YVES ALVES (rua Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes). A entrada é franca, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes de cada palestra. Portanto, já escolha quais pretende assistir e programe-se!

Abaixo, segue release e programação completa!

Semana Criativa coloca Tiradentes na Rota do Design

Intercâmbio entre designers renomados e artesãos locais, palestras, cultura maker e agulhaço na praça são as principais atividades que irão invadir a cidade em outubro. Antonio Carlos Bech, o Toti, da Oficina de Agosto será homenageado

Tiradentes, assim como todo o estado de Minas, tem uma grande vocação para o design e artesanato. Concentra artesãos habilidosos, que pintam, tecem, bordam, esculpem em pedras, talham madeira, trabalham com o ferro, renovam materiais de demolição e dão novos usos e significados para outros tantos. É neste ambiente criativo e genuíno que nasce a Semana Criativa de Tiradentes, um evento anual que reunirá talentos de todo o país, de 26 a 29 de outubro, para trocar conhecimento, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo.

O festival tem uma importante missão: promover o intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional para levar renovação e frescor para o artesanato local. E principalmente resgatar tradições e valorizar o design de raiz. Por isso, seis renomados designers brasileiros foram convidados a cocriar ao lado de cinco artesãos locais antes da realização da Semana Criativa. Este coletivo fará duas imersões com duração de uma semana cada com a proposta de trocar conhecimento e produzir móveis ou objetos que, posteriormente, serão apresentados durante o evento. A expectativa é que os artesãos multipliquem os conhecimentos que adquiriram durante o processo em suas comunidades, engajando mais pessoas para as próximas edições.

Designers e Artesãos Convidados
Os designers convidados são Daniela Karam; Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu); Paulo Alves; e a dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (do estúdio Nada se leva). Os artesãos confirmados são: a bordadeira dona Maria; dona Lilia, que produz as cruzes de Tiradentes; o marceneiro e serralheiro Wagner Trindade; o escultor de arte sacra Rondinelly Santos; e o escultor em pedra-sabão Expedito Jonas de Jesus.

“A Semana Criativa é dividida em vários módulos, que incluem, além do laboratório de designers com artesãos locais para que troquem conhecimento e produzam juntos; palestras e bate-papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição; workshops de ‘DIY’ – Do it Yourself -; para engajar as pessoas que não têm relação com design; e até um ‘agulhaço’ que vai acontecer dentro de uma igreja histórica e ganhar a praça principal da cidade, onde vamos unir tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros para trabalharem juntos – coloquei no masculino de propósito porque hoje também já tem muito homem que aderiu às agulhas. O objetivo é que, no futuro, Tiradentes também seja reconhecida por ser um importante polo de discussão de economia criativa, assim como o é em outros segmentos”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Homenagem
Outro momento importante será a homenagem, através da exposição de móveis e objetos, que marcaram a história da Oficina de Agosto, projeto criado por Antonio Carlos Bech, o Toti, no início dos anos 1990, com artesãos de Bichinho, vilarejo próximo de Tiradentes, no município de Prados. Toti criou um estilo, formou artesãos, gerou nova fonte de renda para as famílias locais e deu novo significado ao artesanato da região. Até hoje, a Oficina de Agosto é uma referência importante do artesanato mineiro para o país.

Ações Paralelas
Ações paralelas também prometem movimentar a cidade. Como parcerias com os criativos locais. A ideia é estimular artistas, restaurantes e pousadas a criarem ações durante o evento para turistas e participantes do festival. Um Guia reunirá toda a programação do evento, ações especiais, pontos turísticos da cidade, indicações e branded content dos patrocinadores.

Idealizadores
O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas, que, durante 20 anos, trabalhou na Casa e Jardim (Editora Globo) – 9 deles como diretora de redação –, onde se apaixonou pelo artesanato de raiz e pelo design. Com o festival, uniu suas duas paixões e, ao lado do sócio, Valmiro Junior, produtor de eventos, festivais e projetos culturais há 17 anos e de parceiros, quer resgatar, valorizar e divulgar produções genuinamente brasileiras.

Programação:

Confira o horário de cada palestra da SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES, que acontecerá de 26 a 29 de outubro, no SESI CENTRO CULTURAL YVES ALVES (rua Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes). A entrada é franca, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes de cada palestra. Portanto, já escolha quais pretende assistir e programe-se!

26 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA

15H30“NOSSO JEITO DE MORAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A ARTE POPULAR E O ARTESANATO” com a fotógrafa Evelyn Müller e a produtora Zizi Carderari, do Projeto Sertões.

17H30“CRIATIVIDADE À BRASILEIRA” com Clotilde Perez, fundadora da Casa Semio, professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA-USP, pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University, coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos e presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade.

27 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA

11H“PROJETO PIRACEMA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA” com a designer Heloisa Crocco e o artista plástico José Alberto Nemer.
14H“RETRATO DA CASA” com o fotógrafo e criador do projeto Life by Lufe, Lufe Gomes.
16H“REPENSE AS MÍDIAS SOCIAIS”, com o proprietário da agência de comunicação integrada REPENSE e idealizador da REDE DE REPENSADORES, Otavio Dias.
18H“DESIGN COM AFETO” com o designer Paulo Alves.
20H – Exibição do premiado documentário “CÉU DE QUERUBINS” seguido de bate-papo com os idealizadores, o artista Aécio Sarti e Daniel Sarti, e o diretor do filme, Gustavo Massola.

DIA 28 DE OUTUBRO, SÁBADO

11H – “TENDÊNCIAS DO MORAR” com Thais Lauton, redatora-chefe de Casa e Jardim.
14HBATE-PAPO com os designers (André Bastos e Guilherme Leite Ribiero, do Nada se leva, Daniela Karam, Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, e Paulo Alves) e os artesãos (Expedito Jonas de Jesus, Maria Conceição, Lilia Fonseca, Rondinelly Santos e Wagner Trindade), todos participantes do LAB, imersões para desenvolvimento de produtos com o objetivo de estimular a criatividade e ampliar as possibilidades
16H – “SLOW DESIGN E QUALIDADE DE VIDA” com Alvaro Guillermo, especialista em estratégias criativas de consumo e de marca.
18H – “CLIENTES SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE DESIGNERS” com o arquiteto, designer e apresentador do programa DECORA, do canal GNT, Mauricio Arruda.

Exposições:

Artesãos e Designers
Produtos em pedra-sabão, madeira, metal e bordado produzidos por talentosos artesãos locais em parceria com os designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (Nada se Leva), Daniela Karam, Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu) e Paulo Alves.

26 anos da Oficina de Agosto
Homenagem ao Toti, idealizador da Oficina de Agosto no início dos anos 1990, projeto que transformou a vida do até então desconhecido vilarejo do Bichinho, em Prados, MG.

Projetos Sertões
Exposição de fotografias que retratam as expedições em buscas de mestres-artesãos nordestinos feitas pelo coletivo do Projeto Sertões.

*Os produtos expostos nas exposições estarão disponíveis para venda durante o evento.

Agulhaço
Bordadeiros, tricoteiros, crocheteiros e fuxiqueiros vão ocupar o Largo das Forras, principal praça de Tiradentes, para fechar a SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES, no dia 29 de outubro, com muita inspiração e delicadeza.

Serviço:
A Semana Criativa de Tiradentes
De 26 a 29 de Outubro
Tiradentes
Lab; Fórum; Workshops; Feira de Criativos; Agulhaço; Cultura Maker; Ações Criativas; Homenagem.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here