Em junho, o CINUSP realiza a mostra Tempos Críticos: Novo Cinema Alemão, contemplando uma seleção especial de filmes deste movimento de inovação do cinema alemão que ocorreu da década de 1960 até o começo da década de 1980. A mostra conta com algumas sessões especiais:
O Noitão da Perturbação acontece das 19h de sexta-feira, 15 de junho, até as 6h de sábado, 16 de junho. A seleção privilegia filmes que trazem estados de consciência alterada pelo uso de drogas, transe hipnótico ou as alucinações da esquizofrenia.
Já a sessão especial de Hitler – Um Filme da Alemanha, experiência fílmica única de 7 horas de duração, começa excepcionalmente às 14h no dia 22 de junho.
Há ainda a sessão especial de curtas, realizada nos dias 7 e 27 de junho, com obras experimentais de importantes cineastas do período.
Num cenário de fissura social, histórica e temporal causada pelos horrores da guerra, os jovens realizadores da época respondem com agressividade e deboche à ideologia das gerações anteriores. Traçam olhares desconfiados para as instituições e personagens que muitas vezes sucumbem a uma violência repentina, em obras com tempo fílmico perturbado e dissonâncias entre trilha sonora e imagens.
Dentro deste recorte, a curadoria traz cineastas do Novo Cinema Alemão com percursos, estilos e interesses muito particulares. Tanto nos clássicos de Wim Wenders, Herzog e Fassbinder, quanto nos filmes de artistas LGBTs e mulheres, como Helma Sanders-Brahms e Margarethe von Trotta, reverberam em sua forma e conteúdo o trauma e a desilusão com o passado recente.
O CINUSP convida todo o público a confrontar a crise humana escancarada pelo Novo Cinema Alemão, vivenciando experiências intensas e revelando de novas formas de se fazer, ver e refletir o cinema. Boas sessões!
Leia mais sobre a mostra e os filmes selecionados neste documento |