A Residência Artística FAAP abre as portas de seus estúdios para que os artistas apresentem seus trabalhos e o público possa interagir com eles
A Residência Artística FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), localizada na Praça do Patriarca, no centro da São Paulo, realiza mais uma edição do Open Studio no dia 16 de setembro (sábado). O evento – gratuito – é uma oportunidade para que o público possa conhecer os artistas, as diferentes culturas, os trabalhos e pesquisas que estão sendo realizados.
Participam da atividade oito artistas, entre brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Portugal e Bulgária. “O Open Studio possibilita experiências enriquecedoras, pois promove o intercâmbio entre diferentes culturas e apresenta projetos, visão de mundo e de arte muito distintos”, ressalta o professor Marcos Moraes, coordenador da Residência Artística e do curso de Artes Visuais da FAAP.
Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para que os artistas – que passam pelo processo de seleção da instituição – possam desenvolver projetos, troca de experiências e de conhecimentos, entre si, com a cidade, com a comunidade artística e também com alunos e professores da FAAP.
As residências podem ser consideradas, atualmente, uma das formas mais significativas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de pesquisa em artes. A da FAAP está instalada no histórico edifício de Ramos de Azevedo, no centro velho da capital paulista, palco de manifestações culturais e artísticas.
Conheça os artistas que participam do Open Studio:
Cristina Dias (São Paulo/Brasil)
Artista e designer de joias que vive e trabalha em Nova Iorque. É formada em Artes Plásticas pela Massachusetts College of Art and Design (EUA), com pós-graduação em Gestão Artística pela New York University (EUA). Seu trabalho já foi exposto em galerias e museus nos Estados Unidos, Europa e Japão. Também possui peças na coleção permanente do Museum of Arts and Design em Nova Iorque e no Museum of Contemporary Craft em Portland, nos Estados Unidos.
Federica Andreoni (Ancona/Itália)
Arquiteta e pesquisadora. Atualmente cursando o doutorado na Sapienza Università di Roma, a artista passou pela pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura na Escola da Cidade, fez mestrado e bacharelado em Arquitetura, ambos pela Universidade de Roma. É professora da Roma Tre Università Degli Studi e da Sapienza Universitá di Roma.
Guerreiro do Divino Amor (Genebra/Suíça)
Artista suíço-brasileiro, que atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formado em arquitetura pela Escola de Arquitetura de Grenoble (França), com mestrado pelo Instituto La Cambre Architecture de Bruxelas (Bélgica). Atua como pesquisador no campo das artes plásticas, cinema e arquitetura. Tem obras na coleção de museu MAR (RJ), vencedor do prêmio ?La Cambre Architecture? e ganhador do prêmio de melhor curta documentário com De repente, Barbara no Transgender Film festival de Kiel (Alemanha).
Rafael Salim (Rio de Janeiro/Brasil)
Formado em Comunicação Social, o artista trabalha na intersecção entre o cinema e as artes plásticas. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas o Salão de Artes de Ribeirão Preto, o Festival Multiplicidade (Oi Futuro) e a 45° Novíssimos (Galeria Ibeu). Foi contemplado com o prêmio aquisitivo do Salão de Artes de Praia Grande – SP.
Laura Belém (Belo Horizonte/Brasil)
Formada em Artes, com mestrado pela Fine Arts, a artista, que já expôs diversas mostras individuais em importantes centros de cultura no Brasil e internacionalmente, foi premiada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, Prêmio CNI Marcantonio Vilaça, Programa Arte Contemporânea da Fundação Bienal, entre outros.
Rui Monteiro (Castelo Branco/Portugal)
Pós-graduado em Fotografia Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desde 2004 desenvolve a sua prática artística como fotógrafo e poeta. É artista representado pela Galeria Alecrim50 em Lisboa desde 2013 e participa do programa de residência a partir da parceria da FAAP com a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa.
Sílvia Pereira (Lisboa/Portugal)
Formada em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, com especialização em Comportamentos Escultóricos. Pós-Graduada no Centro de Investigação Artística A.PASS em Bruxelas. Atualmente integra o Mestrado de Filosofia e o Doutoramento de Estudos Artísticos da Universidade Nova de Lisboa. Os temas de sua pesquisa envolvem intervenções teóricas, visuais, performativas e na imagem em movimento. Expôs na Alemanha, Islândia, Espanha, França, Itália, Austrália e Japão, tendo exibido filmes em vários festivais, como o International du Court Métrage, entre outros.
Open Studio – Residência Artística FAAP
Data: 16/9 (sábado)
Horário: das 12h às 17h
Local: Edifício Lutetia
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé
Mais informações: (11) 3101-1776 ou [email protected]
Site: www.faap.br/residenciaartistica