O Centro Cultural Justiça Federal inaugura no dia 25 de maio a exposição TUDO QUE SE TOCA VIRA ARTE com vídeos do Coletivo PapaImagem. Todos os vídeos apresentados foram realizados com celular e instalados no espaço da galeria. O vídeo é expandido para além dos limites da tela do monitor, o olhar vai além do contemplativo, ganha volume e novo significado, ampliado em estética e conceito. O espaço arquitetônico integra o processo criativo e o corpo do espectador dialoga com a obra.
A curadoria é de Lúcia Avancini.
Na inauguração haverá ação performática do artista e músico Gustavo Torres (http://gustavoxtorres.com/), som experimental.
O material da mostra:
O Coletivo PapaImagem, nesta exposição, transita entre quatro correntes conceituais: o vídeo como escrita, o vídeo como performance (corpo), o vídeo plástico e a espacialização da imagem. Com sua obra, convida o espectador a dar um salto para fora do seu pensamento. Rachar o estabelecido para enxergar o não visto, o nublado.
Os vídeos representam os 4 conceitos básicos de pesquisa do Coletivo PapaImagem: o olhar, o corpo, a escrita e o espaço.
São seis videoinstalações, resultado de leituras, reflexões e discussões do grupo sobre as temáticas, que estão no cotidiano: Vemos o que vemos ou vemos aquilo que nos mostram?, Censurar arte visual?, Demais nunca é o bastante, Um grito de alerta para a natureza, Cartas poéticas e Os outros: poética do espaço urbano.
O Coletivo PapaImagem:
O Coletivo PapaImagem, formado por quatro mulheres de diferentes olhares estéticos e ofícios, porém engajadas no mesmo discurso social, tem como proposta conceitual a experimentação e a pesquisa em videoarte e videoinstalação. Busca um espaço comum para interação, difusão e os cruzamentos possíveis entre arte, tecnologia e espaço.
Segmento: vídeoinstalação e performance sonora
_______________________________________________________________________
SERVIÇO
Exposição: TUDO QUE SE TOCA VIRA ARTE – Obras do Coletivo PapaImagem
Curadoria: LÚCIA AVANCINI
Inauguração: 25/05/2018, às 19h
Visitação: 26/05 a 08/07 de 2018
terça a domingo, das 12h às 19h
Galerias do 1º andar
Visita orientada dia 16 de junho, sábado, às 17h
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
(21) 3261-2550
Livre para todos os públicos
Entrada franca