Um Passeio pela Nobreza na Galeria Mario Cohen

Por Paulo Varella - outubro 23, 2017
106 0
Pinterest LinkedIn

GALERIA MARIO COHEN RECEBE WALTER FIRMO EM “UM PASSEIO PELA NOBREZA” COM REGISTROS DE 60 ANOS DE CARREIRA 

Em 60 anos, o fotógrafo Walter Firmo se tornou referência internacional por seu olhar poético que dá voz à cultura negra, entre subúrbios e artistas, mostrado na exposição “Um Passeio Pela Nobreza” 

No dia 19 de outubro de 2017, a Galeria Mario Cohen, uma das primeiras dedicada à fotografia no Brasil, recebe a exposição “Um Passeio Pela Nobreza”, assinada por Walter Firmo (80), considerado nome fundamental na história da fotografia brasileira, com abertura para convidados, a partir das 19h, que acontece na galeria, localizada na Rua Joaquim Antunes, n° 177, em Pinheiros, São Paulo. O período expositivo é de 20/10 a 18/11.

São expostas 14 fotos, entre elas, registros de artistas como Cartola, na Marquês de Sapucaí (16x23cm); Cartola e amigos, na GRES Mangueira (16x23cm); Cartola e Dona Zica, na GRES Mangueira (23x15cm); Chico Buarque, em Copacabana (15x23cm); Clementina de Jesus, na Quinta da Boa Vista (16x23cm); Clementina de Jesus, no Grajaú (15x23cm) e Clementina de Jesus, no palco (15x23cm); Dona Ivone Lara, em Bonsucesso (23x15cm); Dona Zica e Pixinguinha, em Ramos (2 fotos – 15x23cm e 17x23cm); Madame Satã (23x16cm); e Moreira da Silva, em Rio Comprido (16x23cm). O público colecionador pode adquirir uma caixa com seis imagens de 23x18cm, cada uma com tiragem de apenas 10 cópias.

Walter Firmo, reconhecido pelo principal tema de seu trabalho – a figura humana – revela tradições e culturas por meio de contrastes e cores saturadas. Mostra seu peculiar interesse por cenas e personagens que estão longe dos holofotes, nos subúrbios. Equilibra a história de cada personagem com a mesma exuberância. Em seu trabalho, a beleza de moradores de subúrbios, menos favorecidos, em situações cotidianas, é a mesma de artistas consagrados como Clementina de Jesus, Chico Buarque, Djavan, Fafá de Belém e Tim Maia, das gravadoras RCA e Odeon, fotografados por Firmo nas décadas de 1970 e 1980.

Walter Firmo é referência e inspiração para nomes importantes da área, como o fotógrafo Bob Wolfenson. “Suas fotografias não falam de fotografias, não têm efeitos mirabolantes, nem filigranas de estilo, vão direto ao assunto. São um libelo contra a pressa e a vulgaridade. Guiados por seu olhar singular e delicado, revisitamos um Brasil mítico que parece não existir mais. Suas imagens nos convidam a passear pela nobreza e elegância da cultura negra.”, afirma.

Walter Firmo Guimarães da Silva

(Rio de Janeiro – RJ, 1 de junho de 1937, 80 anos), fotojornalista, colaborou com o jornal Última Hora, Jornal do Brasil e com as revistas Veja, Istoé e Caros Amigos. Integrou a primeira equipe da revista Realidade e foi correspondente da Editora Bloch em Nova York. Vencedor do Prêmio Esso de Reportagem, com a série de cinco reportagens “Cem Dias na Amazônia de Ninguém”; Prêmio Golfinho – Governo do Estado do Rio de Janeiro; premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon. Conquistou a Bolsa de Artes do Banco Icatu em Paris. Criou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte. Foi professor do curso de jornalismo da Faculdade Cândido Mendes, atualmente ministra palestras e workshops. É o primeiro fotógrafo brasileiro a expor no MAM.

Sobre a Galeria Mario Cohen

Mario Cohen, proprietário e curador da galeria, é um dos nomes por trás das fotografias Pirelli/Masp com seu acervo e curadoria da coleção – uma das mais respeitadas do país, que conta com participação de artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira. Desde 2002, dirige a galeria inaugurada no edifício Chopin, no Rio de Janeiro. Consagrada como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina, atualmente, em novo endereço desde 2015, está localizada no Jardim Paulistano, em São Paulo, e ocupa 130m². Além das exposições ao longo do ano, conta com acervos importantes, como os dos fotógrafos Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Marcel Gautherot, Norman Parkinson, Otto Stupakoff, Pierre Verger, Roberio Braga, Sebastião Salgado e Walter Firmo, entre outros renomados artistas da fotografia.

 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “UM PASSEIO PELA NOBREZA” – WALTER FIRMO

14 imagens

Abertura para convidados: 19 de outubro de 2017, a partir das 19h

Período: de 20 de outubro a 18 de novembro

Local: Galeria Mario Cohen

Rua Joaquim Antunes, 177, cj. 12 – Jd. Paulistano – Tel.: (11) 3062-2084

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 11h às 19h;

Sábados, das 11h às 15h;

Dom e feriados fechado.

Entrada Gratuita

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here