Carregando Eventos

« Todos Eventos

Vera Hamburger dará curso online de Direção de Arte audiovisual

maio 11, 2020 @ 7:00 pm maio 14, 2020 @ 9:00 pm

Vera Hamburger
Crédito: Feco Hamburger/Divulgação.
23/10/2013

Responsável pela direção de arte de algumas das mais emblemáticas obras da produção audiovisual brasileira (Carandiru, Castelo Rá-tim-bum, Ó Pai, Ó e outros), Vera Hamburger apresenta este curso exclusivo para quem quer conhecer e se aprofundar no universo da direção de arte cinematográfica.

O curso irá discutir o papel e a abrangência do desenho do espaço visual na concepção de filmes e séries e entender a função do diretor de arte no contexto de uma produção audiovisual – também em obras teatrais, performáticas e exposições – e as relações de colaboração entre as áreas envolvidas nestes processos.

As aulas, teóricas e práticas, irão se aprofundar sobre os métodos para desenvolvimento de projetos e apresentarão estudos de caso sobre produções das quais Vera participou como diretora de arte, ilustrados por imagens de diferentes fases dos projetos. O processo será visualizado desde a pesquisa conceitual e iconográfica à escolha da locação ou estúdio; dos primeiros esboços ao projeto executivo; de fotografias de construção à imagens da cena produzida e captada.


Cronograma

  • Aula 1 – O que é Direção de Arte? Qual o papel e abrangência da Direção de Arte em um filme?
  • Aula 2 – O desenho do lugar e a cena: cenografia e objetos
  • Aula 3 – O desenho da figura e efeitos especiais. Estudo de caso 1
  • Aula 4 – Estudo de caso 2 e encerramento

Aluno

Carga horária total: 8h – 04 encontros

Para:  estudantes e profissionais de cinema, e todos os interessados em Direção de Arte cinematográfica.

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo em uma reunião por video-conferência. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.


Vera Hamburger

Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC.

Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski.  

É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império  


Inscrições no site: barco.art.br