Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Verve Galeria exibe individual de Guilherme Callegari

julho 11 @ 8:00 am - agosto 17 @ 5:00 pm

Composta por 25 trabalhos em técnicas distintas, “NDÚSTRIA” apresenta a pesquisa do artista sobre a indústria e a comunicação na sociedade moderna, em obras que exploram o grafismo e a dessignificação de símbolos e logotipos 

 

A Verve Galeria exibe “NDÚSTRIA, do artista visual Guilherme Callegari. Com curadoria de Eduarda Freire e texto crítico de Juliana Monachesi, a primeira individual do artista na galeria apresenta 25 pinturas – óleo, acrílica, giz oleoso, carvão, caneta esferográfica e lápis de cor sobre tela -, que abordam a visão do artista sobre a indústria e a comunicação na sociedade moderna, apoiado em seu trabalho diário e numa extensa pesquisa sobre o design gráfico.

O conjunto de letras NDÚSTRIA“, pelo qual se intitula a nova mostra da Verve Galeria, foi pensado por Guilherme Callegari unicamente como um símbolo que identificasse a exposição. A palavra em si é coerente com o título de algumas das pinturas expostas. Com essa abstração, o artista busca chamar atenção apenas para os desenhos e a sonoridade que eles passam.

A produção de Guilherme Callegari surge de um trabalho diário, de sua relação prática com a pintura. Das indústrias automobilística e da comunicação vem sua pesquisa permeável à seleção de cores, elementos e símbolos – explorando o grafismo e a dessignificação. Sobre o trabalho do artista, o pintor Rodolpho Parigi já escreveu: “As cores de Guilherme Callegari são de natureza industrial e plástica, não é uma paleta de paisagens ou mesmo de um pintor de carne. Sua paleta é de uma impressora profissional ou mesmo de um birô de silk screen […] Guilherme trabalha como uma máquina, mas suas pinturas tem características e especificidades de obra prima, no sentido de obra única. As passagens são delimitadas como em um desenho, trazendo mais uma informação gráfica. Mesmo quando o artista mistura seus elementos, a sempre uma borda bem definida que os diferencia. Tudo é sólido e plano. O encontro das cores acontece na maioria das vezes por intersecção e não por fusão. Isso nos faz lembrar dos pantones gerados pelo Photoshop ou pelas lojas de tinta de parede.

Como define a curadora Eduarda Freire: “Entre uma suspeita levantada sobre a possibilidade interpretativa de sigilos místicos, internacionalidade ou aleatoriedade, o artista convence de que existe um espaço potente, agora preenchido, entre um pôster informativo e uma pintura. Obedece à almejada perfeição visual instituída pelo design, ao mesmo tempo que dribla o funcionamento da produção comunicativa e midiática na simples admissão da gratuidade da produção artística“.

Exposição: “NDÚSTRIA 

Artista: Guilherme Callegari 

Curadoria: Eduarda Freire 

Texto crítico: Juliana Monachesi 

Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas 

Abertura: 11 de julho de 2019, quinta-feira, às 19h 

Período: 12 de julho a 17 de agosto de 2019 

Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com 

Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP 

Telefone: (11) 2737-1249 

Horários: Terça a sexta-feira, das 11 às 19h / Sábado, das 11 às 17h 

Detalhes

Início:
julho 11 @ 8:00 am
Final:
agosto 17 @ 5:00 pm