Visita na casa de Ema Klabin

Por Paulo Varella - setembro 19, 2017
11 0
Pinterest LinkedIn

Casa  onde viveu a empresária, mecenas e colecionadora Ema Gordon Klabin (1907-1994), no Jardim Europa, preserva obras de arte de grandes mestres e conta com visitas livres e temáticas

Em formato sinuoso, e com um deslumbrante lago com carpas o jardim de Ema Klabin foi projetado por um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20, Roberto Burle Marx.

 

No sábado, dia 23, das 14h30 às 16h30,  a Fundação Ema Klabin promove a visita temática   “Casa: que espetáculo é esse?”. O encontro propõe refletir sobre como os visitantes percebem o espaço expositivo da casa-museu, e como esse espaço se afasta da realidade cotidiana.

” Será realizada uma dinâmica estimulando que os visitantes   descubram  o que há por trás  de obras  emblemáticas da Coleção como “Paisagem ao Vento” de Chaim Soutine e a Coleção Africana”, explica a coordenadora do setor educativo da Fundação Ema Klabin, Cristiane Alves.

 

Sobre a Casa-Museu

A Fundação Ema Klabin,  onde viveu a empresária, mecenas e colecionadora Ema Gordon Klabin (1907-1994), reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos de abertura ao público.

Obra do engenheiro-arquiteto Ernesto Becker, a mansão de 900 metros quadrados foi inspirada no Palácio de Sanssouci, de Potsdam, na Alemanha e a  decoração da casa foi preservada da maneira como ela deixou. O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e  R$ 5,00 (meia).

 

Serviço:

Visita Temática : “Casa: que espetáculo é esse?” – 14:30 às 16:30 – 25 vagas por ordem de chegada

Vista livre à Casa-Museu: das 14h às 17h

Data:  23/09/17

Livre

Entrada franca

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.

Tel: 11 3897-3232

http://emaklabin.org.br/

Tags

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here