Exposições e Eventos

A Gentil Carioca SP apresenta “O Bastardo: My Black Utopia”

A Gentil Carioca anuncia “My Black Utopia”, primeira exposição do artista O Bastardo n’A Gentil Carioca São Paulo, com abertura no dia 9 de novembro, sábado, das 14h às 19h. O texto crítico é assinado por Lilia Schwarcz, que aponta:

“My Black Utopia diz respeito, portanto, ao protagonismo preto. Não se trata de apenas ‘pegar e copiar’, como diz O Bastardo. Mas de ‘pegar e projetar para outro horizonte’, como na ‘Alegoria da Caverna’, escrita por Platão. Neste texto, o filósofo mostra como pessoas presas desde a infância neste local acreditavam que as sombras que projetavam nas paredes eram as únicas realidades existentes. Pois bem, nosso artista mostra como toda tela carrega outras possibilidades – expressas ou ocultas – e assim nos convida a olhar de novo, e enxergar diferente.”

O Bastardo. O Nascimento de O Bastardo (by Kanye), 2024

A partir de um processo de apropriação de símbolos e ícones presentes em obras canônicas da história da arte ocidental, O Bastardo propõe a criação de um mundo utópico onde as figuras dessas obras habitam uma realidade paralela, marcada pela presença e protagonismo da figura preta. O artista descreve esse processo como um “atropelamento” dos clássicos, uma sobreposição que expõe a existência desse universo alternativo.

Sobre o artista O Bastardo

“Os retratos de O Bastardo representam mais que negação; festejam novos protagonistas e formas de representação. […] Realizados com a técnica do grafite e inspirados pelos desenhos de rua, com motivos fortes e proposital incompletude, essas pinturas revolucionam o gênero.”

O Bastardo. Black Jesus, Jesus

O Bastardo se criou em Mesquita, município da Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro. Atuando, inicialmente, em linguagens urbanas, como o grafitti, o artista elabora um diálogo direto entre questões autobiográficas e o pensamento pictórico, conquista gestada entre vivências familiares e passagens por escolas de arte, como a EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a Beaux- Arts de Paris.

Sobre a Gentil Carioca SP

A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas — Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima — iniciativa que a torna única no Brasil. A direção fica a cargo de Márcio Botner e Elsa Ravazzolo Botner, que também é sócia. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar arte.

A Gentil nasce com a missão de captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Acredita que cada obra de arte é uma expressão cultural com o poder de irradiar cultura e educação. Seus espaços tornam-se centros de convergência e difusão das vozes de diferentes artistas e ideias. A iniciativa também promove a expansão do campo de ação da arte, incentivando a formação de uma rede de colecionadores e apreciadores de arte em geral.

Em 2021, ao completar 18 anos de existência, A Gentil Carioca inaugurou um novo espaço expositivo na Zona Central de São Paulo. Situado em um charmoso casario no bairro de Higienópolis, o local reflete o desejo de proporcionar aos artistas trocas ativas em uma cidade multicultural e global.

Serviço

“My Black Utopia”, exposição individual de O Bastardo
Data da abertura: 9 de novembro, sábado, das 14h às 19h
Aberta à visitação até o dia 18 de janeiro de 2025.
Local: Galeria A Gentil Carioca SP.
Endereço: Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis. São Paulo – SP

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

11 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

12 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

2 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

2 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

2 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

2 dias ago