A Gentil Carioca anuncia “My Black Utopia”, primeira exposição do artista O Bastardo n’A Gentil Carioca São Paulo, com abertura no dia 9 de novembro, sábado, das 14h às 19h. O texto crítico é assinado por Lilia Schwarcz, que aponta:
“My Black Utopia diz respeito, portanto, ao protagonismo preto. Não se trata de apenas ‘pegar e copiar’, como diz O Bastardo. Mas de ‘pegar e projetar para outro horizonte’, como na ‘Alegoria da Caverna’, escrita por Platão. Neste texto, o filósofo mostra como pessoas presas desde a infância neste local acreditavam que as sombras que projetavam nas paredes eram as únicas realidades existentes. Pois bem, nosso artista mostra como toda tela carrega outras possibilidades – expressas ou ocultas – e assim nos convida a olhar de novo, e enxergar diferente.”
A partir de um processo de apropriação de símbolos e ícones presentes em obras canônicas da história da arte ocidental, O Bastardo propõe a criação de um mundo utópico onde as figuras dessas obras habitam uma realidade paralela, marcada pela presença e protagonismo da figura preta. O artista descreve esse processo como um “atropelamento” dos clássicos, uma sobreposição que expõe a existência desse universo alternativo.
“Os retratos de O Bastardo representam mais que negação; festejam novos protagonistas e formas de representação. […] Realizados com a técnica do grafite e inspirados pelos desenhos de rua, com motivos fortes e proposital incompletude, essas pinturas revolucionam o gênero.”
O Bastardo se criou em Mesquita, município da Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro. Atuando, inicialmente, em linguagens urbanas, como o grafitti, o artista elabora um diálogo direto entre questões autobiográficas e o pensamento pictórico, conquista gestada entre vivências familiares e passagens por escolas de arte, como a EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a Beaux- Arts de Paris.
A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas — Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima — iniciativa que a torna única no Brasil. A direção fica a cargo de Márcio Botner e Elsa Ravazzolo Botner, que também é sócia. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar arte.
A Gentil nasce com a missão de captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Acredita que cada obra de arte é uma expressão cultural com o poder de irradiar cultura e educação. Seus espaços tornam-se centros de convergência e difusão das vozes de diferentes artistas e ideias. A iniciativa também promove a expansão do campo de ação da arte, incentivando a formação de uma rede de colecionadores e apreciadores de arte em geral.
Em 2021, ao completar 18 anos de existência, A Gentil Carioca inaugurou um novo espaço expositivo na Zona Central de São Paulo. Situado em um charmoso casario no bairro de Higienópolis, o local reflete o desejo de proporcionar aos artistas trocas ativas em uma cidade multicultural e global.
“My Black Utopia”, exposição individual de O Bastardo
Data da abertura: 9 de novembro, sábado, das 14h às 19h
Aberta à visitação até o dia 18 de janeiro de 2025.
Local: Galeria A Gentil Carioca SP.
Endereço: Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis. São Paulo – SP
Flávio Cerqueira: 15 anos de escultura e significados A partir de 7 de dezembro, o…
As galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Quadra, em São Paulo, apresentam juntas a exposição…
No dia 11 de dezembro, o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, abre as…
O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro tem o prazer de convidar para…
O Museu da Língua Portuguesa apresenta histórias de vida contadas no formato de literatura de…
O Instituto Tomie Ohtake lança seu novo podcast, A parte pelo todo: uma viagem entre arte,…