Exposições e Eventos

Aberto edital para residência artística em Belo Horizonte

Residência artística em Belo Horizonte faz parte do primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) que chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano.

As atividades acontecem entre 15 de março e 15 de abril, e envolvem palestras e mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas e lives com artistas convidados. A programação também integra um projeto de residência artística que contará com cinco artistas selecionados, cujos trabalhos serão desenvolvidos durante um mês no Espai, no bairro Santa Efigênia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por artistas de todo o país até o dia 17 de fevereiro, por meio deste link.

Os participantes vão receber um cachê individual de R$1.500 e serão acompanhados por fotógrafos e artistas pesquisadores convidados durante a criação dos trabalhos. Para não residentes em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, haverá custeio de translado e hospedagem. Na primeira fase da residência, que acontece entre os dias 15 e 27 de março, os selecionados desenvolverão a concepção das obras de forma virtual. Na etapa posterior, que vai de 28 de março a 15 de abril, os artistas trabalharão em estúdio, de forma presencial, com o auxílio de três profissionais do campo artístico.

Ao longo do período de inscrição, ocorrerão lives com artistas que estiveram presentes na primeira edição do Fórum de Fotoperformance e, em 2019. A primeira transmissão ao vivo já aconteceu e teve como convidado o artista Ayrson Heráclito; as próximas lives previstas serão com Rodrigo Braga, Aleta Valente e Dalton de Paula. As transmissões acontecem sempre às terças-feiras, às 20h, no perfil oficial do evento no Instagram.

O Fórum de Fotoperformance tem patrocínio da Uni-BH e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC). A programação completa do festival, com todas as atividades, ainda será divulgada no site.

Sobre o evento

Mas, afinal, o que é fotoperformance? Fotografia ou performance? Registro ou obra? Essas são algumas questões que motivaram a criação do Fórum de Fotoperformance, cuja primeira edição aconteceu em 2019, em Belo Horizonte. Idealizado por Ludmilla Ramalho, Lucas Dupin e Luiza Palhares, trata-se do primeiro fórum dedicado à discussão da fotoperformance sob diferentes perspectivas com a participação de artistas, curadores e pesquisadores de diversas partes do Brasil.

Na primeira edição do evento, ocorrida no BDMG Cultural, participaram da residência artística seis artistas, selecionados entre 150 inscritos de todo o país. A programação teve a participação de nomes renomados da fotografia, da performance e das artes visuais, tais como Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Júlia Rebouças, Lenora de Barros, Carlos Mendonça, Ana Luisa Santos, Guilherme Cunha e Adolfo Cifuentes.

Serviço

2º Fórum de Fotoperformance | Inscrições para residência artística
Quando. Até dia 17 de fevereiro
Quanto. Gratuito
Como. Inscrições online, por meio deste link


Leia também:
Feira Livre de Arte Contemporânea convoca artistas visuais de MG

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

10 Dicas para você entender arte contemporânea

Se você já olhou para uma obra de arte contemporânea e pensou “o que é…

20 horas ago

Arte Biofílica: A Reconexão entre Natureza e Criatividade no Século XXI

A arte biofílica é uma abordagem emergente e profundamente significativa que une expressão estética e…

5 dias ago

Os Guardiões e os Guias: Entendendo o Papel de Museus e Galerias

Museus e galerias são pilares fundamentais do ecossistema da arte contemporânea, desempenhando papéis distintos, mas…

5 dias ago

Diversidade na Arte Contemporânea: Como ela Evoluiu nos Últimos 50 Anos

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

5 dias ago

Arte que pulsa: instalações e sustentabilidade no CCBB-SP

Se você curte arte, tecnologia, natureza e ainda se amarra em um som de responsa,…

6 dias ago

Artivismo: A Arte como Ferramenta de Transformação Social e Ambiental

No entrelaçamento entre estética e resistência, o artivismo surge como uma linguagem disruptiva que transforma…

6 dias ago