Levar a arte e o possibilitar o conhecimento sobre artistas e movimentos para os mais diversos públicos. Esse é um dos compromissos do projeto ArtRio Educação, realizado pela ArtRio e pela Aliansce Sonae, que chega a seu quarto ano de atuação. Em 2022, o projeto vai celebrar o centenário da Semana de Art Moderna com a mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”. Com curadoria da professora e doutora em História da Arte Fernanda Lopes, a mostra vai percorrer percorres cinco shoppings do estado do Rio de Janeiro de junho a setembro.
A mostra tem nove totens que contam a história da arte moderna no Brasil, destacando obras de nove artistas: Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Vicente do Rego Monteiro, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Maria Martins, Flávia Carvalho, Waldemar Cordeiro e Abdias Nascimento. Totalmente interativa, a mostra é instalada em formato de labirinto, com instalações. Para incentivar a participação do público infantil, serão realizadas diversas atividades com monitores.
Shopping Grande Rio – R. Maria Soares Sendas, 111 – Parque Barreto, São João de Meriti
De 06 a 26 de junho
Caxias Shopping — Rodovia Washington Luíz, 2895 – Parque Duque, Duque de Caxias
De 27 de junho a 17 de julho
Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
De 18 de julho a 07 de agosto
Bangu Shopping – R. Fonseca, 240 – Bangu
De 08 a 28 de agosto
Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha
De 29 de agosto a 18 de setembro
TARSILA DO AMARAL (1886 — 1973)
Um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro dos anos 1920, tem sua obra Abaporu (1928) com uma das principais representações da arte desse período.
VICENTE DO REGO MONTEIRO (1899 — 1970)
A obra desse pintor pernambucano é marcada pelo forte interesse pelas lendas, costumes e a visualidade amazônica. Uma de suas mais importantes contribuições para o pensamento sobre o Brasil foi seu olhar para os povos originários.
HEITOR DOS PRAZERES (1898 — 1966)
Descendente de negros baianos que migraram para o Rio de Janeiro, em sua produção como músico e pintor exaltou cenas do cotidiano da população negra no subúrbio da cidade, em momentos como carnaval, as rodas de samba e os rituais do candomblé, entre outras cenas.
DJANIRA DA MOTA E SILVA (1914-1979)
As obras de Djanira refletem a pluralidade brasileira, incluindo as manifestações culturais e religiosas.
MARIA MARTINS (1894 — 1973)
A artista se destaca pela produção de esculturas, com figuras híbridas, próximas do surrealismo, num diálogo que une as mitologias afro-brasileiras, indígenas amazônicas e também uma mitologia pessoal.
FLAVIO DE CARVALHO (1899 — 1973)
Um artista que se dedicou a pensar a ideia que temos sobre Brasil e como ela foi construída.
WALDEMAR CORDEIRO (1925 — 1973)
Foi um dos fundadores e principal teórico do Grupo Ruptura (1952), marco do início da arte geométrica abstrata brasileira em São Paulo.
ABDIAS NASCIMENTO (1914 — 2011)
Reconhecido por sua luta pela igualdade racial, democracia e direitos humanos, Abdias fundou a Frente Negra Brasileira, foi deputado federal e senador. Sua obra reflete seu esforço em construir uma brasilidade mais ampla e inclusiva.
HELIO OITICICA (1937 — 1980)
Sua obra é um dos marcos da passagem da arte moderna para a arte contemporânea no Brasil. Buscou romper com todos os limites e clichês da arte no país e transformou o espectador como parte fundamental da obra.
Chegando a sua 12ª edição, a ArtRio acontecerá de 14 a 18 de setembro na Marina da Glória. Seguindo o modelo realizado nos últimos anos, a feira terá edição presencial e também formato virtual dentro da plataforma da ArtRio.
A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Durante todo o ano, a ArtRio atua de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.
A ArtRio 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Cultural Vale e tem patrocínio da Beck´s. A feira tem apoio da Aliansce Sonae, Movida e Rio Galeão, e apoio institucional de Osklen e Sauer. Hotéis Windsor é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon, o shopping oficial. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura.
Leia também!
Sesc RJ lança editais para seleção de projetos artísticos
O Itaú Cultural apresenta, a partir de 27 de novembro de 2024, a exposição 'Artistas…
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…