Exposições e Eventos

ArtRio Educação leva Mostra a shoppings do Rio de Janeiro

Levar a arte e o possibilitar o conhecimento sobre artistas e movimentos para os mais diversos públicos. Esse é um dos compromissos do projeto ArtRio Educação, realizado pela ArtRio e pela Aliansce Sonae, que chega a seu quarto ano de atuação. Em 2022, o projeto vai celebrar o centenário da Semana de Art Moderna com a mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”. Com curadoria da professora e doutora em História da Arte Fernanda Lopes, a mostra vai percorrer percorres cinco shoppings do estado do Rio de Janeiro de junho a setembro.

A mostra tem nove totens que contam a história da arte moderna no Brasil, destacando obras de nove artistas: Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Vicente do Rego Monteiro, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Maria Martins, Flávia Carvalho, Waldemar Cordeiro e Abdias Nascimento. Totalmente interativa, a mostra é instalada em formato de labirinto, com instalações. Para incentivar a participação do público infantil, serão realizadas diversas atividades com monitores.

ArtRio Educação – Agenda 2022

Shopping Grande Rio – R. Maria Soares Sendas, 111 – Parque Barreto, São João de Meriti

De 06 a 26 de junho

Caxias Shopping — Rodovia Washington Luíz, 2895 – Parque Duque, Duque de Caxias
De 27 de junho a 17 de julho

Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
De 18 de julho a 07 de agosto

Bangu Shopping – R. Fonseca, 240 – Bangu 
De 08 a 28 de agosto

Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha
De 29 de agosto a 18 de setembro

Conheça os artistas da mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”

TARSILA DO AMARAL (1886 — 1973)

Um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro dos anos 1920, tem sua obra Abaporu (1928) com uma das principais representações da arte desse período.

VICENTE DO REGO MONTEIRO (1899 — 1970)

A obra desse pintor pernambucano é marcada pelo forte interesse pelas lendas, costumes e a visualidade amazônica. Uma de suas mais importantes contribuições para o pensamento sobre o Brasil foi seu olhar para os povos originários.

HEITOR DOS PRAZERES (1898 — 1966)

Descendente de negros baianos que migraram para o Rio de Janeiro, em sua produção como músico e pintor exaltou cenas do cotidiano da população negra no subúrbio da cidade, em momentos como carnaval, as rodas de samba e os rituais do candomblé, entre outras cenas.

DJANIRA DA MOTA E SILVA (1914-1979)

As obras de Djanira refletem a pluralidade brasileira, incluindo as manifestações culturais e religiosas.

MARIA MARTINS (1894 — 1973)

A artista se destaca pela produção de esculturas, com figuras híbridas, próximas do surrealismo, num diálogo que une as mitologias afro-brasileiras, indígenas amazônicas e também uma mitologia pessoal.

FLAVIO DE CARVALHO (1899 — 1973)

Um artista que se dedicou a pensar a ideia que temos sobre Brasil e como ela foi construída.

WALDEMAR CORDEIRO (1925 — 1973)

Foi um dos fundadores e principal teórico do Grupo Ruptura (1952), marco do início da arte geométrica abstrata brasileira em São Paulo.

ABDIAS NASCIMENTO (1914 — 2011)

Reconhecido por sua luta pela igualdade racial, democracia e direitos humanos, Abdias fundou a Frente Negra Brasileira, foi deputado federal e senador. Sua obra reflete seu esforço em construir uma brasilidade mais ampla e inclusiva.

HELIO OITICICA (1937 — 1980)

Sua obra é um dos marcos da passagem da arte moderna para a arte contemporânea no Brasil. Buscou romper com todos os limites e clichês da arte no país e transformou o espectador como parte fundamental da obra.

Sobre a ArtRio 2022

Chegando a sua 12ª edição, a ArtRio acontecerá de 14 a 18 de setembro na Marina da Glória. Seguindo o modelo realizado nos últimos anos, a feira terá edição presencial e também formato virtual dentro da plataforma da ArtRio.

A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Durante todo o ano, a ArtRio atua de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.

A ArtRio 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Cultural Vale e tem patrocínio da Beck´s. A feira tem apoio da Aliansce Sonae, Movida e Rio Galeão, e apoio institucional de Osklen e Sauer. Hotéis Windsor é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon, o shopping oficial. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura.

Leia também!
Sesc RJ lança editais para seleção de projetos artísticos

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago