Exposições e Eventos

‘Beatriz Milhazes: 100 Sóis’ é a primeira individual da artista em Salvador

Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne, no MAB – Museu de Arte da Bahia, uma ampla seleção de obras que percorre 30 anos de sua produção, oferecendo um vislumbre de diferentes fases de sua trajetória e evidenciando elementos recorrentes que estruturam sua poética.

Com curadoria do crítico e historiador da arte Tiago Mesquita, a mostra apresenta pinturas históricas, trabalhos inéditos, colagens recentes e uma instalação nas janelas do museu, revelando como diferentes meios alimentam sua pesquisa, tendo a pintura como eixo central e meio principal de sua prática de ateliê, cuja reverberação atravessa toda a sua obra.

Exposição de Beatriz Milhazes no MAB – Museu de Arte da Bahia

Os trabalhos são dispostos em uma espécie de colagem espacial, revelando tanto a amplitude do repertório formal de Beatriz Milhazes quanto a sofisticação de suas estratégias compositivas. Nesse arranjo, torna-se evidente o modo como suas obras dialogam com a arte moderna em diferentes geografias, a tradição construtiva, o design, a moda, o carnaval carioca, a alegoria, o ornamento, a decoração barroca e uma coreografia de formas dançantes, ao mesmo tempo em que incorporam questões estruturais da imagem pop, dimensão que atravessa sua trajetória e reafirma sua posição como uma das vozes centrais da abstração contemporânea.

A artista apresenta um novo vitral concebido para as janelas da instituição, no qual seus padrões característicos são aplicados em filmes translúcidos multicoloridos que filtram a luz solar e projetam feixes caleidoscópicos pelo espaço expositivo. Também em exibição está A Seda, obra emblemática de sua produção dos anos 2000, na qual elementos gráficos em cores vibrantes se expandem do centro da tela em movimento centrífugo. No núcleo, um emaranhado de arabescos rendados forma o coração da composição, combinando fluidez e ordem em uma estrutura orgânica em expansão. Já em trabalhos mais recentes, como Memórias do Futuro II (2023), a artista sobrepõe grafismos feitos com caneta de tinta acrílica (marcadores Molotow) às formas transferidas por sua técnica de monotransfer, acrescentando uma nova camada de padrões ao intrincado jogo de tramas em rotação e criando estratos que se articulam em uma rede complexa e multidirecional.

Serviço

Exposição Beatriz Milhazes: 100 Sóis
Abertura: 29 de Janeiro, das 18h – 21h
Período: De 29 de Janeiro a 26 de Abril 2026. De terça a domingo das 10h às 18h.
Entrada gratuita.
Local: MAB – Museu de Arte da Bahia. Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Galeria RAIZ, no Recife, apresenta a exposição coletiva “Telas Roubam Infâncias”

A Galeria RAIZ recebe a exposição “Telas Roubam Infâncias”, que leva para o campo da…

1 dia ago

Individual de Érica Magalhães na Galeria Aura reúne esculturas inéditas

A Galeria Aura apresenta, a partir de 08 de agosto, “Bauci: A cidade e os…

3 dias ago

Individual de Yamamoto Masao na Galeria Marcelo Guarnieri, em SP

A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta, entre 1º de agosto e 19 de setembro de 2026,…

3 dias ago

Nova exposição no Itaú Cultural apresenta obras inéditas de Solange Pessoa

Solange Pessoa ganha uma ampla mostra no Itaú Cultural (IC) a partir de 4 de…

3 dias ago

Ana Leal estreia mostra inédita “Chão de Histórias”, no MIS

O MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta a artista visual Ana Leal apresenta…

3 dias ago

Simões de Assis apresenta Ojú-Inú, individual de Ayrson Heráclito

A Simões de Assis inaugura, dia 8 de agosto,em São Paulo, a exposição individual Ojú-Inú,…

3 dias ago