A Casagaleria recebe a primeira exposição coletiva dos artistas Alberto Duvivier Tembo, Chris Coutinho e Maristela SR, que revela as muitas camadas de sentidos que uniram esses três artistas há pouco mais de um ano.
Olhar para a natureza por perspectivas múltiplas aponta tanto para o natural que somos nós, como espécie animal, mas também para o abismo que cavamos e que agora, nos ameaça a existência.
Pensar a vida animal em sua beleza e direito de existir, revela o olhar acurado de Alberto. Sua conversa com materiais naturais – terra, fogo, pigmento – saúda a vida que teima em (r)existir frente ao colapso iminente. Nas escutas das incertezas, constroi seu caminho pictórico, também ele resistência.
Arrebatar-se com aquilo que resta de natural no ambiente urbano habita as imagens de Chris Coutinho. Seu processo envolve diversas camadas, tanto físicas – especialmente de papel, seu eixo principal de materialidade – quanto da própria feitura das obras, demandando de um tempo dilatado, em contraste com o ritmo das metrópoles.
Provocar o sensível para os ciclos naturais a partir de vestígios de vida desvela a ânsia de Maristela SR. Seus processos criativos envolvem um tempo dilatado, entre coletas, prensagens e flerte com as formas, até que se torne possível construir um diálogo gráfico entre uma humana e parte de outra criatura não humana.
Para além da natureza que lhes cabe, esses três artistas se encontram também nos processos criativos que envolvem feituras manuais e um tempo de criação que resiste ao automatismo da vida no século XXI, um tempo mais próximo da vida na/da natureza, um tempo que os artistas buscam ecoar em outras existências.
Desde 2004 a Casagaleria e oficina de arte, estabeleceu-se como uma alternativa comercial. Dedicada à arte contemporânea, consolidando-se como espaço de exibição e produção de conteúdo, articulando exposições, projetos culturais, workshops. E a cada dois anos, produzimos uma revista digital com textos voltado para pesquisa em arte. Além de um acervo exclusivo, colaboramos e produzimos catalogação do conteúdo da produção artística.
Temos compromisso com artistxs dando oportunidade para realizar seus projetos (incluindo vídeo-arte, arte eletrônica, arte cibernética, arte sonora, documentários, entre outras linguagens) e ajudando nos seus discursos (suas singularidades) com profissionais na área e curadoria.
Exposição: “ECOS: A natureza que nos cabe”
Artista: Duvivier Tembo, Chris Coutinho e Maristela Sr
Data de abertura: 21 de setembro de 2024, 18h às 22h.
Período: 24 de setembro à 26 de outubro de 2024
Horário de funcionamento: terças à sexta, das 13h às 19h. Aos sábados das 13h às 17h.
Local: Casagaleria e Oficina de Arte
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1216, Pinheiros, São Paulo – SP
O movimento impressionista, que revolucionou a arte no século XIX, muitas vezes é associado aos…
Aqui reunimos 34 obras famosas da arte ocidental que entraram para o hall da fama,…
Tarsila do Amaral foi uma das maiores pintoras do Brasil, autora de obras icônicas como…
Os cadernos de desenhos que possivelmente estão nos bolsos e bolsas de todo artista possuem…
Tomie Ohtake, um dos principais nomes do abstracionismo brasileiro, acaba de entrar para o acervo…
Tarsila do Amaral é a estrela de uma grande exposição em sua homenagem no Museu…