Exposições e Eventos

Conheça o Projeto Bananal: Espaço cultural na Barra Funda

BANANAL é uma iniciativa de artistas, produtores culturais, arquitetos, cozinheiros e educadores que se juntaram ao redor da ideia de abrir um espaço cultural na Barra Funda, bairro na região central de São Paulo. O projeto se estrutura ao redor da ideia de fortalecer redes e ações culturais que visem o desenvolvimento, a experimentação e a prototipagem de novos projetos em arte, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade, envolvendo agentes que se encontram à margem do circuito institucional e do mercado.

O projeto bananal ​será lançado inicialmente como um co-working de artistas mas já sendo projetado para ser um espaço de articulação e fomento de diversas iniciativas e linguagens artísticas, voltado principalmente à formação de público, educação e ações no território.

O espaço que será construido abrigará ateliês coletivos, um espaço expositivo para difusão de trabalhos artísticos, uma loja para venda de produtos autorais, uma sala para acolher cursos e oficinas, e ainda terá  um bar e café e uma cozinha comunitária, que funcionará acolhendo iniciativas gastronômicas do entorno.

Bar frente | Crédito: BANANAL Arte e Cultura Contemporânea | Projeto: Matheus Romanelli

Financiamento coletivo

O coletivo lançou o projeto junto com uma campanha de financiamento coletivo na plataforma da BENFEITORIA para arrecadar o valor necessário para reformar o galpão central do espaço que encontraram. A campanha fica no ar até dia 24 de julho e é a modalidade TUDO OU NADA, ou seja, se o grupo arrecadar o valor da meta de R$35.000,00 levam o valor, se não todos os apoiadores são reembolsados com os valores doados integralmente.

Entre os dias 15 de junho e 24 de julho BANANAL realizará uma programação online com artistas e iniciativas convidadas para discutir arte, cidade território; a importância de espaços independentes; sustentabilidade e agroecologia na cidade; poéticas artísticas, linguagens e redes. Fique ligado no instagram que eles farão da divulgação por lá.


Como ajudar?

Para apoiar a campanha do projeto, você deve ir ao site www.benfeitoria.com/bananal e escolher o valor e a recompensa que deseja receber pelo seu apoio.

O financiamento coletivo é uma maneira contemporânea de captar recursos através de doações e contribuições de pessoas e empresas. Através dele, pessoas podem contribuir para que um projeto seja realizado e em troca elas ganham recompensas, que são ofertadas por quem receberá o apoio financeiro.

O grupo preparou diversas recompensas: vale drinks, jantares, viagens, kits da loja BANANAL, cursos e oficinas e obras de artistas da casa. Para além disso você também pode escolher uma das recompensas sociais do projeto, como o KIT HIGIENE ou a CESTA BÁSICA AGROECOLÓGICA, que serão doadas para a população em vulnerabilidade social da Barra Funda.

Não esqueça, você tem até o dia 24/07 para doar!


Sobre o Projeto Bananal

BANANAL é um espaço de encontro e de produção artística, híbrido e compartilhado. Um território-cidade; público para trocas, conexões e compartilhamentos, que pulsa sua potência e diversidade, reflete e acompanha as questões pertinentes ao seu tempo.

É também o território-campo, um espaço que possibilita encontro, o respiro, a nutrição e a troca, articulando agentes locais e iniciativas em rede, de forma a potencializar projetos, produções artísticas e gastronômicas.

Como organismo vivo, subterrâneo e silencioso, BANANAL multiplica a sua potência de ramificação em ramificação. É o rizoma, o umbigo e o coração da banana. Aglutina e pulsa a seiva criativa de artistas, produtores, pesquisadores, curadores e gestores que se colocam à margem do circuito, porém que se fortalecem em rede e no apoio mútuo.


Acompanhe o Projeto Bananal


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

10 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago