A Danielian Galeria, nascida no Rio de Janeiro, inaugura sua sede em São Paulo, no dia 02 de abril, com exposição individual de Paulo Pedro Leal, curada por Lilia Schwarcz.
Para a exposição inaugural em São Paulo, a galeria apresenta Elegia dos Detalhes, individual de Paulo Pedro Leal, artista carioca de origem nordestina, nascido em 1894. As obras do artista orientado pela matriz popular e sincretismo religioso, refletem um olhar lírico sobre retratos da época, desde bailes até brigas de bar e passagens da umbanda – religião da qual ele era devoto e, inclusive, chegou a ser pai de santo.
Paulo Pedro Leal começou a produzir na década de 1950 e comercializava suas obras nas ruas do Rio de Janeiro, até que teve contato com o marchand Jean Boghici, com quem trabalhou a partir de então. O pintor realizou uma exposição individual em 1955, na Petite Galerie, no Rio de Janeiro, e participou de algumas exposições coletivas no Brasil e na Europa, vindo a falecer em 1968.
Em 1999 foi feita uma exposição individual do artista na galeria de Jean Boghici e, em 2000, foi publicado o primeiro livro sobre ele: Paulo Pedro Leal – Pintor Espiritual, com textos de Frederico Morais e Lucien Finkelstein, entre outros.
Apesar de sua importância institucional incontestável, grande parte das obras de Paulo Pedro Leal habitam coleções particulares, sendo assim, Elegia dos Detalhes possibilita que o público possa acessar obras que estão há algumas décadas no ambiente privado.
Diante das pautas contemporâneas por busca de novas referências de identidade e pertencimento, a exposição de Paulo Pedro Leal traz a experiência moderna brasileira para além do cânone tradicional da história da arte.
Há 18 anos atuando no mercado de arte, a Galeria foi fundada pelos irmãos Luiz e Ludwig Danielian, que herdaram a paixão por arte de seu pai, colecionador de arte brasileira do século XVIII. Com atuação no mercado secundário, a Danielian possui vasto acervo de arte brasileira – desde o período acadêmico até o contemporâneo.
A galeria já realizou uma série de exposições que contribuíram para o reposicionamento de alguns artistas no mercado, tais como Glauco Rodrigues e Manuel Messias dos Santos. Além do viés de revisitação histórica, a Danielian também realiza exposições com pesquisas de nível institucional, como a mostra de celebração dos 125 anos do nascimento de Emiliano Di Cavalcanti e a individual da artista Anna Bella Geiger.
Danielian Galeria
Rua Estados Unidos, 2114 – Jardim Paulista, São Paulo
Horário: terça a sexta das 11h às 19h, sábado das 11h às 17h
Elegia dos Detalhes, Paulo Pedro Leal
Curadoria: Lilia Schwarcz
Visitação: 3 de abril a 11 de maio de 2024
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…