Exposições e Eventos

Danielian Galeria chega a São Paulo com exposição inaugural de Paulo Pedro Leal

A Danielian Galeria, nascida no Rio de Janeiro, inaugura sua sede em São Paulo, no dia 02 de abril, com exposição individual de Paulo Pedro Leal, curada por Lilia Schwarcz.

Para a exposição inaugural em São Paulo, a galeria apresenta Elegia dos Detalhes, individual de Paulo Pedro Leal, artista carioca de origem nordestina, nascido em 1894. As obras do artista orientado pela matriz popular e sincretismo religioso, refletem um olhar lírico sobre retratos da época, desde bailes até brigas de bar e passagens da umbanda – religião da qual ele era devoto e, inclusive, chegou a ser pai de santo.

Paulo Pedro Leal começou a produzir na década de 1950 e comercializava suas obras nas ruas do Rio de Janeiro, até que teve contato com o marchand Jean Boghici, com quem trabalhou a partir de então. O pintor realizou uma exposição individual em 1955, na Petite Galerie, no Rio de Janeiro, e participou de algumas exposições coletivas no Brasil e na Europa, vindo a falecer em 1968.

Em 1999 foi feita uma exposição individual do artista na galeria de Jean Boghici e, em 2000, foi publicado o primeiro livro sobre ele: Paulo Pedro Leal – Pintor Espiritual, com textos de Frederico Morais e Lucien Finkelstein, entre outros.

Apesar de sua importância institucional incontestável, grande parte das obras de Paulo Pedro Leal habitam coleções particulares, sendo assim, Elegia dos Detalhes possibilita que o público possa acessar obras que estão há algumas décadas no ambiente privado.

Diante das pautas contemporâneas por busca de novas referências de identidade e pertencimento, a exposição de Paulo Pedro Leal traz a experiência moderna brasileira para além do cânone tradicional da história da arte.

Sobre a Danielian Galeria

Há 18 anos atuando no mercado de arte, a Galeria foi fundada pelos irmãos Luiz e Ludwig Danielian, que herdaram a paixão por arte de seu pai, colecionador de arte brasileira do século XVIII. Com atuação no mercado secundário, a Danielian possui vasto acervo de arte brasileira – desde o período acadêmico até o contemporâneo.

A galeria já realizou uma série de exposições que contribuíram para o reposicionamento de alguns artistas no mercado, tais como Glauco Rodrigues e Manuel Messias dos Santos. Além do viés de revisitação histórica, a Danielian também realiza exposições com pesquisas de nível institucional, como a mostra de celebração dos 125 anos do nascimento de Emiliano Di Cavalcanti e a individual da artista Anna Bella Geiger.

Serviço

Danielian Galeria
Rua Estados Unidos, 2114 – Jardim Paulista, São Paulo
Horário: terça a sexta das 11h às 19h, sábado das 11h às 17h

Elegia dos Detalhes, Paulo Pedro Leal
Curadoria: Lilia Schwarcz
Visitação: 3 de abril a 11 de maio de 2024

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago