Detalhe de Eugène Delacroix, O Verão - Diana Surpreendida por Acteão, 1856-63, acervo MASP.
“De David a Van Gogh”, o novo curso do programa Histórias da Arte do MASP Escola, pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).
Carlos Lima Junior, Lúcia Klück Stumpf, Heloisa Espada e Renato Menezes.
Público Geral: 5x R$ 294,30
Amigo Masp: 5x de R$ 250,15
Terças-feiras, entre 16 de agosto e 6 de dezembro de 2022, das 19h30 às 21h30.
Inscrições no link
Leia também:
MASP Escola lança curso “o Renascimento de Giotto a Tintoretto”
Obras de arte desaparecidas das igrejas de Itu, no interior de São Paulo, têm sido…
O British Museum vem enfrentando, desde agosto de 2023, uma de suas maiores crises envolvendo…
A arte dos povos indígenas é conhecida por sua pluralidade de formas, cores e funções.…
O MAM São Paulo (Museu de Arte Moderna de São Paulo) abre, em outubro de…
O arrojo e a inovação caminham na mesma direção promovendo inusitadas experiências e resultados surpreendentes.…
Leandra Espírito Santo, artista contemporânea carioca, está com sua instalação "DISPONÍVEL" em exposição no MAC-Niterói…