Exposições e Eventos

Espaço 8, em SP, abre a primeira individual de Gabrielle Maussen

O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição “Dilúvio no Céu”, primeira individual de Gabrielle Maussen, com a curadoria de Nathalia Cruz. A mostra convida o visitante a percorrer uma jornada de transformação, onde memórias e materiais se mesclam para dar forma a uma espiritualidade reimaginada.

Sobre a exposição

Dividida em três espaços, explora desde uma infância marcada pela rigidez religiosa até um reencontro íntimo com o sagrado.

Espaço 8Espaço 8
Espaço 8, em SP, abre a primeira individual de Gabrielle Maussen

Esculturas, desenhos e instalações — muitas delas utilizando o sal como símbolo de mutação e permanência — narram um processo de decomposição e regeneração, cristalizando objetos do cotidiano como relicários de emoções e cicatrizes.

Experiência coletiva

Em destaque, a sala dedicada à série #nomorediscipline propõe uma experiência coletiva e participativa. Inspirada pelas vivências da artista em um internato católico, onde a cruz simbolizava disciplina e controle, Maussen convida o público a bordar uma cruz, mas cada um à sua maneira.

#nomorediscipline | Desenho [ tecido de algodão e linhas de bodado]

Sem instruções fixas, o ato de bordar se torna um exercício de liberdade e expressão pessoal, transformando a cruz em símbolo de pluralidade. A interação convida os participantes a repensarem ideias de disciplina e espiritualidade, criando uma obra coletiva que reflete a singularidade de cada indivíduo.
A artista irá realizar a ação junto ao público nos dias 09 e 20 de novembro e na finissage, dia 07 de dezembro.

Ao longo da exposição, Maussen propõe que o verdadeiro sagrado está na diversidade das vivências e na liberdade do ser. Cada obra de Dilúvio no Céu representa uma oportunidade de renovação, onde o processo de cristalização e desgaste revela a beleza efêmera da existência.

Gabriëlle Maussen, da série Cama de Sal, 2023

Sobre o Espaço 8

O Espaço 8 é um centro cultural no Ipiranga, idealizado pela artista carioca Fernanda Lago. Criado como um local alternativo e experimental, o Espaço 8 se dedica a apoiar artistas independentes e emergentes, oferecendo residências e experiências imersivas.

Sobre a artista Gabriëlle Maussen

1975, Heerlen – Países Baixos. Vive e trabalha em São Paulo-SP.

Formada em Engenharia de Horticultura pela Katholieke Hogeschool Kempen, Bélgica, Gabrielle vem de uma família com uma longa tradição farmacêutica, o que influenciou profundamente sua abordagem artística. A combinação de sua formação científica com a herança familiar trouxe um olhar investigativo e experimental para as artes, permitindo-lhe explorar a transitoriedade dos materiais e processos naturais de maneira única.

Desde 2018, dedica-se à arte conceitual, investigando a transformação e a ressignificação dos materiais.

Gabriëlle Maussen één kilo zout, 2024

Em 2024, participou de exposições como “Játombei!” no MUDDA, Goiânia-GO; “2ª Exposição de Pequenos Formatos”, em Limeira-SP; “Constelações: Linhas que tecem sonhos” no Alê Espaço de Arte; “Lado a Lado, para se chegar mais perto”, na Galeria Gare; “Arte Correio – 100º aniversário de Luiz Sacilotto” na Casa Âmbar de Cultura; e “Corações à Desmedida – Uma homenagem a Rochelle Costa” na Casa do Povo, São Paulo-SP. Em 2023, marcou presença no “28º Salão de Artes de Vinhedo”; na “VI BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato”; e na “A Arte em Tempos de Mudança: Exposição de Arte Postal” na FPA, São Paulo-SP. Já em 2022, participou de importantes exposições como “XXXIV Salão de Artes Plásticas Eng. Julio Capobianco” no Instituto Histórico e Cultural-MG; “On Tour Lido” em Lido di Camaiore, Itália; “On
Tour Florence” em Florença, Itália; e do “SAC – Salão de Artes” em Nazaré, Portugal, entre outras.

Profundamente influenciada pela espiritualidade e pela efemeridade dos materiais. Sua obra explora a transformação através de processos como a oxidação e a decomposição, utilizando materiais perecíveis para refletir sobre a memória, o tempo e a transitoriedade da vida. Maussen cria intervenções que convidam o espectador a refletir sobre a natureza temporária do mundo ao seu redor e as conexões entre o natural e o construído. Suas obras não apenas representam, mas também são parte de processos contínuos de mudança, evocando uma sensação de impermanência e renovação.

Serviço

Exposição “Dilúvio no Céu”, de Gabrielle Maussen
Abertura: Sábado, dia 09/11 de 15h às 20h.
Período: 9/11 a 07/12/2024
Local: Espaço 8. Rua dos Viajantes,65 – Ipiranga. São Paulo – SP.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Morre Koyo Kouoh, primeira mulher africana nomeada para curadoria da Bienal de Veneza 2026

Koyo Kouoh, renomada curadora e diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz…

17 horas ago

Os 10 Maiores Escândalos do Mundo da Arte

Neste artigo, reunimos os 10 maiores escândalos da história recente da arte — casos que…

19 horas ago

William Morris e o Movimento Arts and Crafts: A Influência que Persiste na Arte Contemporânea

Resumo Este artigo explora a influência duradoura do Movimento Arts and Crafts, liderado por William…

1 dia ago

Claudia Andujar: fotografia e a luta Yanomami como forma de resistência

Claudia Andujar é um dos nomes mais emblemáticos da fotografia contemporânea brasileira. Sua trajetória é…

3 dias ago

Frans Krajcberg: reencontrar a árvore no MASP

16.5 — 19.10.20252° subsolo, Edifício Lina Bo BardiCuradoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Laura Cosendey,…

3 dias ago

A Ecologia de Monet no MASP

De 16 de maio a 24 de agosto de 2025 1º andar, Edifício Lina Bo…

3 dias ago