As elaborações sobre o teatro épico discutidas por Bertolt Brecht (1898 – 1956) no texto-manifesto Um Pequeno Organon para o Teatro (1948) foram o ponto de partida para a criação do espetáculo ÉPICO, da Cia Tercer Abstracto, que fará temporada online a partir do dia 15 de janeiro de 2021, sexta-feira, 19h, por Zoom. A direção é de David Atencio e, no elenco, estão Giovanna Monteiro, Giu Castro, Mateus Fávero, Marô Zamaro e Paulo Eduardo Rosa. A peça foi contemplada pelo edital ProAC Nº 01/2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro Primeiras Obras.
Os anos do calendário já haviam chegado ao número de 1348 quando uma peste mortífera atacou a Europa. Estamos em 2020, vivendo um épico momento a nível nacional e internacional que parece não ter saída. O ponto de partida e ÉPICO é Bertolt Brecht, que indica uma proposta didática e narrativa que transforma o teatro numa potente sala de aula. ÉPICO é uma peça on-line, um jogo de comparações que pretende proporcionar ferramentas de análise. Tratando as condições sociais como acontecimentos em processo, pretende suscitar, como escreveu Brecht, “pensamentos e sentimentos que desempenhem um papel na modificação do contexto”.
Com texto criado de forma conjunta pela companhia a partir das propostas do dramaturgo e poeta alemão, ÉPICO transporta questionamentos feitos por Brecht para o Brasil de 2020, que vive crises políticas, sanitárias e sociais profundas. O espetáculo explora as potencialidades da ferramenta online, incluindo seus recursos de transmissão de áudio e a exibição de vídeos pré-gravados.
Reserva seu ingresso antecipadamente através do e-mail epicoprojeto@gmail.com
A companhia, liderada pelo diretor chileno David Atencio e pelo ator brasileiro Mateus Fávero, responsável pelo Espetáculo Épico, surge no ano de 2012 com o objetivo de investigar e experimentar a partir das abstrações das artes visuais diversas estratégias cênicas para a elaboração de suas peças. A companhia fricciona transdisciplinarmente o campo das artes com as ciências, aproximando temas provenientes da física e das matemáticas a um público geral, com uma linguagem cênica contemporânea que estimula perceptivamente o espectador.
A companhia apresenta duas linhas de pesquisa: Projeto Manifestos, criada inteiramente no Brasil, e a Serie Abstracto, projeto de nove peças teatrais a partir do estudo de artistas fundamentais da arte abstrata.
Redes sociais:
Flávio Cerqueira: 15 anos de escultura e significados A partir de 7 de dezembro, o…
As galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Quadra, em São Paulo, apresentam juntas a exposição…
No dia 11 de dezembro, o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, abre as…
O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro tem o prazer de convidar para…
O Museu da Língua Portuguesa apresenta histórias de vida contadas no formato de literatura de…
O Instituto Tomie Ohtake lança seu novo podcast, A parte pelo todo: uma viagem entre arte,…