Vista da Exposição, 'Arterea', 2025. Crédito: Ana Pigosso
A exposição Arterea marca a estreia do projeto AR, idealizado pela Kura em parceria com Fernanda Abdalla, inaugurando um novo ciclo de mostras dedicado à arte brasileira. A coletiva apresenta um panorama significativo da produção artística moderna e contemporânea do país, reunindo obras de mais de 20 artistas fundamentais para a construção da identidade visual brasileira.
A mostra acontece de 30 de agosto a 27 de setembro de 2025, e tem sede inaugural na Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), localizada na Avenida Europa, Jardim Europa.
“Há muita vontade entre nós três. Quase uma necessidade para a realização desse projeto. Foi uma aproximação muito orgânica de pessoas que já estavam no mesmo âmbito tanto profissional, quanto pessoal. Acho que esses encontros inesperados, no final, são os mais bonitos. E espero que seja muito duradouro também.” – Fernanda Abdalla, co-idealizadora do projeto AR
O projeto AR nasce com a proposta de criar um espaço dinâmico onde as linhas invisíveis da criação se encontram. Funcionando como artérias que impulsionam um movimento contínuo de ideias e imagens.
Luisa Duarte, crítica de arte, curadora e pesquisadora, é a responsável pela curadoria. Ela conta com a assistência de Lucas Alberto, pesquisador, curador e produtor de exposições.
O projeto conta com intervenções espaciais especialmente desenvolvidas por Lucia Koch, Rodrigo Cass e Allan Weber.
Além disso, a seleção reúne um grupo seleto de artistas que inclui nomes como Luisa Matsushita, Alexandre da Cunha, Sonia Gomes, Luana Vitra, Paulo Roberto Leal, entre outros. A mostra promove um diálogo rico entre diferentes gerações e linguagens artísticas, criando pontes entre a tradição moderna brasileira e as experimentações contemporâneas.
“Queremos criar um ambiente no qual você seja surpreendido. Além de obras já existentes, teremos obras especialmente desenvolvidas para integrar o projeto, onde os artistas foram convidados a visitar o local e pensar a criação da obra junto ao espaço. Isso tem ligação direta com a ideia do ‘ar’ – os lugares que permeamos, os entrelugares, onde acreditamos que a mágica acontece – é aí que nasce nosso projeto.” – Camila Yunes, Fundadora e Diretora Geral da Kura
O local escolhido para a exposição carrega uma história significativa no circuito artístico paulistano, palco de múltiplas edições da mostra Caixa de Pandora, projeto em que a Kura friccionava itens da coleção de Ivani e Jorge Yunes com a produção de artistas contemporâneos. Pelo endereço no Jardim Europa, em São Paulo, passaram nomes consagrados, como Regina Silveira, Vik Muniz e Barrão, assim como artistas emergentes naquela ocasião – caso de Tadáskía, destaque do MoMa, em Nova York, no ano passado, quando se tornou a primeira artista negra a pintar as paredes do emblemático museu.
Esta tradição de integração entre espaço doméstico e arte contemporânea encontra continuidade no projeto AR, que mantém o espírito de intimidade e descoberta que caracterizou as mostras anteriores.
“Idealizar uma mostra em um espaço expositivo não convencional, como uma casa, se mostrou desde o início um oportuno exercício para ativar a face afetiva do processo expográfico. Ao contrário do pressuposto território em branco, supostamente neutro, no qual as obras inauguram com suas presenças alguns percursos e sugerem por suas disposições um fluxo narrativo e sensorial, o registro doméstico da residência já pressupunha uma afetividade ali disponibilizada.” Contam Luisa Duarte e Lucas Alberto, curadores da exposição Arterea.
Voltada a um público qualificado de colecionadores, profissionais do mercado e apreciadores de arte, a Arterea oferece uma experiência cultural exclusiva. A programação inclui:
A exposição acontece em um momento de grande efervescência no circuito de arte brasileiro, alinhando-se a datas importantes como a SP-Arte Rotas, a Bienal de São Paulo e a ArtRio. Esta sincronização oferece uma janela privilegiada de visibilidade e diálogo com colecionadores, curadores e instituições nacionais e internacionais.
“É um momento em que as pessoas procuram entender o que está acontecendo no mercado da arte, em termos institucionais e comerciais. Como figuras inseridas no mercado da arte, temos o papel de mostrar o que está acontecendo no Brasil. Temos muito orgulho de ter essa exuberante produção nacional e poder focar esse recorte no que temos de melhor no país.” – Teodoro Bava, sócio e diretor de Art Advisory da Kura.
Serviço
Exposição Arterea
Período: 30 de agosto a 27 de setembro de 2025
Local: Coleção Ivani e Jorge Yunes – Av. Europa, 21, Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-001, Brasil
Visitação: Terça a sexta-feira, com horários pré-agendados | Sábados, acesso exclusivo para convidados.
Agendamento: Através da plataforma INTI (Tickets4Fun) acesso pelo site da Kura.
Apresentação: C6 Bank
Patrocínio: Iguatemi e Unipar
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…