Exposições e Eventos

Exposição de Fernanda Fragateiro no CBB, em Lisboa

O CCB exibe a exposição “Relações Emocionantes em Estado Bruto”. A mostra é fruto de um convite feito a Fernanda Fragateiro pela Fundación Cerezales Antonino y Cinia de Léon, na Espanha, onde o projeto foi inicialmente apresentado em 2022.

Trata-se de uma instalação ampla que encontra novas expressões e promove novos diálogos com a arquitetura a cada exibição. Utilizando uma estrutura intricada de vigas, cavaletes e barras que evocam ideias de reconstrução e reconfiguração do espaço, a instalação foi repensada por Fernanda Fragateiro para ocupar o Piso 0 do CCB. Nela, estão discretamente inscritos os títulos de obras que exploram e são assinadas por arquitetos e arquitetas que são referências importantes para a artista em seu percurso. A rede física resultante também é uma rede de reflexões sobre o aspecto arquitetônico, a cidade, o espaço e a modernidade.

Por essa razão, a exposição inclui uma sala de leitura onde os espectadores podem consultar os livros mencionados na instalação, bem como uma sala inicial que serve como introdução ou propedêutica à nova peça, composta por uma variedade de elementos chamados de “Materials Lab” pela artista.

Essa série aberta de peças reúne diversos materiais em mesas e caixas, provenientes de várias fontes – alguns resultado de pesquisas intensas, outros encontrados -, incluindo livros, artigos, mapas de cores, restos de materiais utilizados em outras obras, fotografias e manuscritos que contam a história do processo criativo de Fernanda Fragateiro. Sua presença cria um mapa das preocupações estéticas, políticas e filosóficas da artista, ao mesmo tempo em que oferece pistas para a interpretação de sua obra e enriquece a relação que estabelecemos com ela.

Dessa forma, ao percorrer as salas, o público é confrontado com o processo, as motivações e o resultado escultural do trabalho da artista, tendo a liberdade de formular seus próprios julgamentos e interpretações.

Sobre Fernanda Fragateiro

Fernanda Fragateiro é uma renomada artista plástica e escultora portuguesa nascida em Montijo, Portugal. Ela é reconhecida por seu trabalho que transita entre as áreas da escultura, instalação e intervenção artística. Nasceu no ano de 1962 e estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde se formou em Escultura.
Ao longo de sua carreira, Fernanda Fragateiro tem explorado temas como a arquitetura, o espaço urbano e a relação entre arte e memória. Seu trabalho frequentemente envolve a reutilização de materiais encontrados e objetos do cotidiano, os quais ela transforma em peças esculturais de caráter poético e conceitual.
A artista tem se destacado por suas instalações site-specific, ou seja, obras criadas especificamente para determinados espaços e lugares. Ela utiliza a arquitetura e o contexto como elementos fundamentais de suas criações, estabelecendo um diálogo entre a obra e o ambiente que a cerca.
Fernanda Fragateiro já realizou diversas exposições individuais e coletivas em instituições de renome tanto em Portugal como internacionalmente. Seu trabalho tem sido amplamente aclamado e recebeu reconhecimento através de prêmios e bolsas de artistas.
Com uma abordagem conceitual e sensível, Fernanda Fragateiro continua a contribuir significativamente para o campo das artes visuais, explorando as fronteiras entre a escultura, a arquitetura e a experiência do espectador. Sua obra desafia a percepção do espaço e convida a reflexões sobre a relação entre arte, memória e o entorno urbano.

Sobre o CBB

O Centro Cultural de Belém (CCB) é um importante complexo cultural localizado em Lisboa, Portugal. Nele, encontra-se o Museu do CCB, que abriga exposições de arte contemporânea, promovendo o diálogo entre diferentes formas de expressão artística.
O Museu do CCB é conhecido por sua programação diversificada e por apresentar exposições que abrangem uma ampla gama de disciplinas artísticas, como pintura, escultura, instalação, fotografia e novas mídias. O museu busca oferecer aos visitantes uma experiência enriquecedora, incentivando a contemplação, a reflexão e o diálogo com as obras expostas.
Atualmente, o Museu do CCB apresenta diversas exposições que estão em curso, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar diferentes temáticas e abordagens artísticas. Essas exposições variam ao longo do tempo, proporcionando uma programação dinâmica e atualizada.
4 exposições a decorrer nos 3 pisos do museu:
• Fernanda Fragateiro, Em Bruto: Relações Comoventes (recém-inaugurada)
• Luigi Ghirri, Obra Aberta (até 4 de junho)
• Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas
Vanguardas do Século XX
•Dos Pés à Cabeça, uma exposição pensada para crianças, para toda a família

Serviço

“Relações Emocionantes em Estado Bruto”, de Fernanda Fragateiro
Curadoria: Alfredo Puente
Período expositivo: até 10 de Setembro de 2023
Local: Centro Cultural de Belém. Praça do Império. 1449-003 Lisboa, Portugal

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
mariapaula

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

5 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

12 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

12 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

12 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

1 dia ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

1 dia ago