Exposições e Eventos

Exposição Em Cena de Eleanore Koch

O Museu de Arte Contemporânea da USP abre no sábado, 6 de abril, às 11 horas, a exposição “Eleonore Koch: Em Cena”, apresentando 190 obras da artista alemã de origem judaica, que se refugiou no Brasil com sua família aos doze anos. A mostra reúne obras de coleções públicas, incluindo sete peças do acervo do MAC USP, além de trabalhos da Pinacoteca de São Paulo, MASP e MAM SP, junto a uma significativa seleção de obras inéditas de coleções privadas, oferecendo uma perspectiva singular da produção artística da autora. Fotografias, cartões-postais e estudos do arquivo da artista, recentemente doado ao MAC USP, também estão em exibição, revelando o processo criativo de Koch e suas reflexões sobre a natureza da imagem, perspectiva e enquadramento.

Eleonore Koch (1926-2018) explorou temas tradicionais da pintura, como paisagens, interiores e naturezas-mortas, utilizando a antiga técnica da têmpera a ovo para abordar questões contemporâneas e suas próprias vivências. “Sua arte evoca o exílio, a deslocalização, a consciência dos privilégios e das consequências das escolhas pessoais”, comenta Fernanda Pitta, curadora da exposição. O título da mostra, metaforicamente ligado ao cinema, sugere que muitas das obras são como cenários de eventos recentes ou iminentes, mesmo com a quase ausência de figuras humanas, sendo substituídas por objetos carregados de significado afetivo, que a artista manteve consigo ao longo da vida, como personagens de uma história silenciosa.

A estrutura da exposição também segue a analogia cinematográfica, organizada em quatro núcleos – A Cena, A Importância do Objeto, O Método e Interiores – correspondentes aos gêneros pictóricos e tipos de enquadramento. “Os visitantes são convidados a um percurso livre, imersos em uma narrativa aberta”, explica a curadora. Eleonore Koch sempre valorizou a capacidade de seus trabalhos de evocar sensações e significados diversos para o público, que se deixa impactar por eles. A exposição estará em exibição no MAC USP até 17 de julho, com possibilidade de agendamento de visitas para grupos pelo Serviço Educativo – edumac@usp.br.

Serviço

Eleonore Koch: Em Cena

Curadoria: Fernanda Pitta

Abertura: 6 de abril, 11 horas (até 14 de julho de 2024)

MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – 11 2648.0254

Terça a domingo das 10 às 21 horas

Entrada gratuita

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

6 horas ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

6 horas ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

6 horas ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

8 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

8 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

8 horas ago