Exposições e Eventos

Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira no CCBB SP

O CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) estende o período expositivo da exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira. A mostra permanecerá aberta até 29 de abril. Além da prorrogação, a mostra contará com ações especiais, começando pelo encontro “Música Negra em SP: o samba e o rap em perspectiva”, neste sábado (16/03). Os interessados podem retirar o ingresso, gratuitamente, na bilheteria a partir de 1 hora antes do início do evento (sujeito a lotação).

A partir das 10h, o professor Amailton Magno Azevedo abordará a música negra em São Paulo, a partir do samba e do rap. A proposta é discutir a presença dos gêneros musicais na cidade e romper falsas ideias sobre a produção cultural nas periferias.

No domingo (17/03), a programação especial continua com a “Imersão no Axé – Oficina de dança e troca de saberes”. Conduzida pela artista Carla Monteiro, a ação envolverá conhecimentos sobre os Orixás relacionando-os à dança. Começa às 14h30.

Para fechar o cronograma do mês, em 30/03, o curador da exposição, Deri Andrade, mediará um bate-papo com a artista Rafa Bqueer sobre a obra “O peso do esplendor”. O trabalho, comissionado para a exposição, consiste em uma ação em frente à antiga quadra da agremiação Vai-Vai, no Bixiga.

Foto 1: Amailton Magno Azevedo – Música negra em SP: o samba e o rap em perspectiva; Foto 2: Carla Monteiro – Imersão no Axé – Oficina de dança e troca de saberes; Foto 3: Deri Andarade – “Exibição da obra “O peso do esplendor” e bate-papo com a artista Rafa Bqueer”

No endereço, está uma corrente com um pedaço de concreto da demolição da quadra, que vai dar lugar a nova linha de metrô. A obra representa o peso da luta contínua contra o racismo, valorizando os sambistas pretos do Brasil.

Exposição

Com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira apresenta cerca de 150 pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos. São obras produzidas por 61 artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos no Brasil.

Sobre o CCBB SP

Com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura na capital paulista, nascemos em 21 de abril de 2001.

A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio em pleno centro da capital paulista reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.

Estamos localizados em uma via de pedestres, na esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, no coração histórico da cidade, precisamente na região turística conhecida por Triângulo SP – área geográfica entre o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento e o Largo São Francisco.

Recebemos eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e arte-educação, oferecendo à população uma programação regular, com qualidade, diversidade, gratuita ou a preços acessíveis, dirigida a todos os segmentos da sociedade e com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social.

Serviço

Encontro aula – Música negra em SP: o samba e o rap em perspectiva
16/03 (sábado)
Das 10h às 12h
Cinema do CCBB

Imersão no Axé – Oficina de dança e troca de saberes
17/03 (domingo)
Das 14h30 às 16h30
Teatro do CCBB

Exibição da obra “O peso do esplendor” e bate-papo com a artista Rafa Bqueer
30/03 (sábado)
Das 10h às 12h
Teatro do CCBB

Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Data: Até 29 de abril
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.

Leia também: Casagaleria apresenta a exposição Confluências

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Espaço Arte M. Mizrahi apresenta a coletiva ‘Quimeras – 100 anos do Surrealismo’

O Espaço Arte M. Mizrahi, no centenário do surrealismo, apresenta a exposição coletiva 'Quimeras –…

7 horas ago

Espaço 8, em SP, abre a primeira individual de Gabrielle Maussen

O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição "Dilúvio no…

8 horas ago

Galeria Estação celebra 20 anos com exposição coletiva “Metamorfoses e Distâncias”

A Galeria Estação foi ocupada, ao longo de 2024, por cinco mostras inéditas especialmente idealizadas…

8 horas ago

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

1 dia ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

1 dia ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

1 dia ago