O CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) estende o período expositivo da exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira. A mostra permanecerá aberta até 29 de abril. Além da prorrogação, a mostra contará com ações especiais, começando pelo encontro “Música Negra em SP: o samba e o rap em perspectiva”, neste sábado (16/03). Os interessados podem retirar o ingresso, gratuitamente, na bilheteria a partir de 1 hora antes do início do evento (sujeito a lotação).
A partir das 10h, o professor Amailton Magno Azevedo abordará a música negra em São Paulo, a partir do samba e do rap. A proposta é discutir a presença dos gêneros musicais na cidade e romper falsas ideias sobre a produção cultural nas periferias.
No domingo (17/03), a programação especial continua com a “Imersão no Axé – Oficina de dança e troca de saberes”. Conduzida pela artista Carla Monteiro, a ação envolverá conhecimentos sobre os Orixás relacionando-os à dança. Começa às 14h30.
Para fechar o cronograma do mês, em 30/03, o curador da exposição, Deri Andrade, mediará um bate-papo com a artista Rafa Bqueer sobre a obra “O peso do esplendor”. O trabalho, comissionado para a exposição, consiste em uma ação em frente à antiga quadra da agremiação Vai-Vai, no Bixiga.
No endereço, está uma corrente com um pedaço de concreto da demolição da quadra, que vai dar lugar a nova linha de metrô. A obra representa o peso da luta contínua contra o racismo, valorizando os sambistas pretos do Brasil.
Com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira apresenta cerca de 150 pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos. São obras produzidas por 61 artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos no Brasil.
Com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura na capital paulista, nascemos em 21 de abril de 2001.
A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio em pleno centro da capital paulista reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.
Estamos localizados em uma via de pedestres, na esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, no coração histórico da cidade, precisamente na região turística conhecida por Triângulo SP – área geográfica entre o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento e o Largo São Francisco.
Recebemos eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e arte-educação, oferecendo à população uma programação regular, com qualidade, diversidade, gratuita ou a preços acessíveis, dirigida a todos os segmentos da sociedade e com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social.
Encontro aula – Música negra em SP: o samba e o rap em perspectiva
16/03 (sábado)
Das 10h às 12h
Cinema do CCBB
Imersão no Axé – Oficina de dança e troca de saberes
17/03 (domingo)
Das 14h30 às 16h30
Teatro do CCBB
Exibição da obra “O peso do esplendor” e bate-papo com a artista Rafa Bqueer
30/03 (sábado)
Das 10h às 12h
Teatro do CCBB
Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Data: Até 29 de abril
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Leia também: Casagaleria apresenta a exposição Confluências
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…