A exposição “Portinari Raros”, que reúne cerca de 200 obras de Candido Portinari, um dos mais célebres artistas brasileiros de todos os tempos, abre ao público entre 14 de junho e 7 de agosto, no Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte.
A mostra traz à tona o Portinari invisível e ousado, que se aventurou em diversas manifestações artísticas até então desconhecidas pelo público. Nela, são exibidos trabalhos originais no formato físico e digital, sendo algumas obras pouco vistas ou nunca antes expostas.
Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição conta com alguns eixos que evidenciam os aspectos mais raros da produção de Portinari, como sua paixão pela fauna e flora, imagens de sua infância, seu flerte com a abstração e a fascinação que teve, no final de sua vida, pela imagem simbólica de uma indígena Carajá, além da sua incursão nos palcos, assinando cenários e figurinos para o balé Iara.
Junto às obras singulares que permaneceram por décadas inacessíveis, a mostra também traz um Portinari contemporâneo em “Portinari Imenso”. O núcleo oferece ao visitante uma experiência imersiva pelas pinturas do artista, acompanhada de trilha sonora original.
Contendo quatro módulos temáticos do universo estético do artista: “Brasil de Portinari”, “Guerra e Paz”, “Infância” e “Arte Sacra”, as projeções serão realizadas diariamente nas paredes do pátio do CCBB, no período noturno.
Exposição “Portinari Raros”
Período: 14/06/23 a 07/08/23
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças
Entrada gratuita. Ingressos aqui ou na bilheteria.
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…