Exposições e Eventos

Galeria Gomide&Co anuncia representação do Estate de Mira Schendel

A Galeria Gomide&Co tem o prazer de anunciar a representação do Mira Schendel Estate, marcando o retorno da obra da artista ao cenário nacional após uma década sem representação local. Considerada uma das figuras mais importantes da arte moderna e contemporânea, Mira Schendel (1919-1988), reconhecida por sua linguagem inovadora e experimental, deixou um legado único, que transcende fronteiras e continua a influenciar gerações de artistas e colecionadores.

A parceria entre a Gomide&Co e o Mira Schendel Estate reflete o compromisso da galeria em promover e preservar a obra de artistas que moldaram a história da arte brasileira e internacional. “Representar com exclusividade no país uma artista da grandeza de Mira Schendel é uma honra e uma responsabilidade enorme”, afirma Thiago Gomide, co-fundador da Gomide&Co. “Mira é uma artista sui generis, que criou um corpo de trabalho único e solitário, sem paralelos na arte brasileira ou internacional.

Sua obra é vasta e diversa, explorando múltiplas mídias, com uma forte relação com a linguagem, a poesia, a religião e questões metafísicas. Seu trabalho é fundamental para a compreensão da arte moderna e contemporânea, e estamos comprometidos em ampliar o alcance e o entendimento desse trabalho no Brasil e no mundo para que ela continue a inspirar e provocar reflexões”, conclui.

Mira Schendel 1919-1988 Objeto Gráfico [Graphic Object], Década de 1960 [1960’s]

A Gomide&Co assume a representação do Mira Schendel Estate após um período durante o qual a artista era representada internacionalmente com exclusividade pela galeria Hauser & Wirth. A família Schendel decidiu retomar a representação no Brasil para fortalecer a presença da artista no cenário local e internacional. “A parceria com a Gomide&Co representa um novo e empolgante capítulo para o legado de Mira. A galeria compartilha nossa visão de preservar e expandir o reconhecimento de sua obra, e acreditamos na sua seriedade e competência para essa empreitada”, afirma Max Schendel, neto da artista e co-administrador do Estate junto com sua mãe Ada.

A representação inclui planos para exposições, publicações e projetos especiais que visam ampliar o acesso e a compreensão da obra de Mira Schendel, tanto no Brasil quanto no exterior. A Gomide&Co está desenvolvendo uma estratégia abrangente para promover a obra da artista, com alcance nacional e internacional, incluindo exposições individuais, com uma mostra inaugural prevista para 2026 na galeria em São Paulo, participações em feiras de arte internacionais, como a intensão de apresentar um solo da artista na TEFAF (The European Fine Art Foundation), de Nova York, em maio próximo, além de colaborações com museus, instituições e fundações para levar sua obra a novos públicos. Entre outros projetos, a galeria planeja uma publicação sobre a artista, em parceria com especialistas e curadores, para documentar e contextualizar sua vasta produção.

Mira Schendel 1919-1988 Sem título (da série Aguadas) [Untitled (from the Aguadas series)], c. 1963

A Gomide&Co e a família Schendel compartilham, ainda, do desejo comum de buscar o reconhecimento e a valorização das obras em papel para que o público, os colecionadores e os amantes da arte de Mira Schendel compreendam que a maior parte de sua obra – e aquela que a artista mais prezava – é a produção nesse suporte. Para Thiago Gomide, “um dos grandes legados de Mira foi seu entendimento quanto à dimensão e a potência do papel, seja ele o tipo que for, e utilizado nas mais diversas técnicas” destaca. “A grande obra da Mira é o papel. Ela usou, dobrou, amassou, colou, pigmentou, criou com papel”, ressalta.

“Isso é o que queremos difundir, principalmente, porque há um equívoco em dizer que a pintura pode se conservar melhor” destaca Max. “Existem papeis de Mira da década de 50 que estão intactos, impecáveis”, acrescenta. Para ele, o que se espera da Gomide&Co é intensificar, cada vez mais, o reconhecimento da artista e fazer com que sua obra – mesmo sendo mundialmente reconhecida – chegue aonde nunca encontrou espaço, de forma coerente, consistente e organizada. “Estamos falando de uma senhora europeia que nunca se encaixou em nenhum lugar do mundo. Mira continua avant-garde”.

Sobre a artista Mira Schendel

Mira Schendel (1919-1988) é uma das artistas mais importantes do século 20, com uma produção que abrange pinturas, desenhos, esculturas, monotipias e instalações. Sua formação em filosofia na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, teve uma influência profunda e multifacetada em sua obra, marcada por uma profunda investigação sobre a linguagem, o espaço e o tempo, explorando temas como a transparência, o vazio e a relação entre o visível e o invisível. Essa busca por transcender o efêmero e dar sentido ao transitório revela preocupações existenciais e metafísicas profundas.

Nascida em Zurique, Suíça, e radicada no Brasil desde 1949, Mira Schendel rapidamente se tornou uma figura central na cena artística brasileira. Incentivada pelas reações positivas à sua primeira exposição individual em Porto Alegre, Mira envia trabalhos para o júri de seleção da 1a Bienal de São Paulo (1951), para a qual é selecionada, participando com uma pintura. Na década de 1960, ao ser presenteada por Mário Schenberg com uma grande quantidade de papel de arroz japonês, Mira começa a realizar trabalhos que desenvolvem o sentido do vazio e da espacialidade em sua obra. Entre seus principais conjuntos de trabalhos estão as monotipias, os Objetos Gráficos, os Toquinhos e as Mandalas, que exploram a relação entre o corpo, a linguagem e o espaço.

Mira Schendel 1919-1988 Sem título [Untitled], c. 1965

Ao longo de sua carreira, recebeu aclamação crítica de importantes vozes do mundo da arte. O físico e crítico Mário Schenberg descreveu sua obra como “uma caligrafia surpreendente pela concisão e eficácia comunicativa”. A historiadora da arte Aracy Amaral destacou a “especulação visual, lógica, intuitiva” presente em seus trabalhos.
Sua obra dialoga com movimentos como o Concretismo e o Neoconcretismo, mas mantém uma singularidade que a coloca além de qualquer classificação. Como escreveu o poeta Haroldo de Campos em 1966, a arte de Mira é “uma arte de vazios, onde a extrema redundância começa a gerar informação original; uma arte de palavras, onde o signo gráfico veste e desveste, vela e desvela”.

A extensa obra de Mira, que a eleva a uma das principais artistas brasileiras, ocupa os principais museus e instituições artísticas. Entre eles, Museum of Modern Art – MoMA, em Nova York, Tate Modern, em Londres, The Art Institute of Chicago, The Museum of Fine Arts, em Houston; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami, entre outros. No Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna – MAM e o Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC USP, em São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio; entre outros.

Sobre a Galeria Gomide&Co

Fundada em 2013 em São Paulo, a Galeria Gomide&Co conquistou uma posição de destaque nacional e internacional, com participação nas mais prestigiadas feiras de arte, nos mercados primários e secundário e uma programação conceituada de exposições rigorosamente construídas.

Entrelaçando diferentes gerações e abordagens, a Gomide&Co representa desde artistas já estabelecidos quanto nomes recentes que vêm se consolidando em trajetórias institucionais e comerciais. Entre eles: Lenora de Barros, Marcelo Cipis, Maria Lira, Tiago Mestre, Julia Isidrez, Megumi Yuasa, os espólios de Francisco Brennand e León Ferrari, entre outros. No mercado secundário, artistas como Joseph Beuys, Martin Kippenberger, Antoni Tàpies, Lorenzato e Marcel Broodthaers, que foram exibidos em exposições antológicas, refletindo a preocupação curatorial da galeria em reunir obras históricas e fundamentais para o entendimento e a valorização de suas práticas.

Desde seu início, a Gomide&Co acredita na colaboração com galerias e instituições, com o objetivo de se expandir para novos lugares, levando a arte e seus artistas representados.

Leia também – Mira Schendel: a arte contemporânea brasileira

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Arte e saúde mental: pesquisa revela que consumir arte melhora a qualidade de vida

Arte e saúde mental estão diretamente ligadas, pois assistir a uma peça, filme, concerto ou…

2 dias ago

Retrato de príncipe africano feito por Klimt é redescoberto após 85 anos

Um retrato de Gustav Klimt de um príncipe africano que foi perdido após a Segunda…

2 dias ago

7 exposições para visitar em São Paulo nas próximas semanas

São Paulo é, sem dúvida, a capital da arte no Brasil, com o maior volume…

3 dias ago

Frida Kahlo: conheça 16 curiosidades sobre a artista

Quem foi Frida Kahlo Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo,…

5 dias ago

5 artistas do expressionismo brasileiro para você conhecer

O expressionismo brasileiro ganhou força no século XX, trazendo uma perspectiva única às artes visuais…

5 dias ago

Conheça o Barroco brasileiro e 15 dos seus principais artistas

O Barroco brasileiro tem início com a chegada dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos.…

5 dias ago