Exposições e Eventos

Itaú Cultural lança edital para projetos de arte e culturano metaverso

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua atuação na formação, fomento, difusão e fruição artístico-cultural. Faz parte do DNA da instituição, também, a arte-tecnologia sempre na busca de promover o diálogo entre os dois campos. Assim, a instituição entra no espaço do metaverso com uma exposição de obras de arte de seu acervo. Também lança o Chamamento Itaú Cultural de projetos de arte e cultura no metaverso.

Das 11h de 6 de julho às 18h do dia 26 do mesmo mês, estarão abertas as inscrições para este edital. O objetivo da organização é apoiar, fomentar e mapear trabalhos neste campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema. Os projetos devem estar em fase de desenvolvimento para este universo, focados na arte e na cultura brasileira, desde que não estejam em funcionamento público neste espaço. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada unicamente por meio de formulário disponível no site www.itaucultural.org.br.

A escolha de até 10 projetos será feita em duas etapas por uma Comissão de Seleção composta por membros dos núcleos do Observatório e Tecnologia do Itaú Cultural e professores e profissionais atuantes neste mercado. Os nomes dos selecionados na primeira fase serão divulgados no dia 13 de outubro. O resultado será anunciado em 8 de novembro– em ambos os casos, o anúncio será publicado no site da organização.

Os critérios para a seleção dos trabalhos são: proposta e adequação do projeto ao objetivo deste chamamento seguindo a temática da arte e cultura brasileiras e que sejam projetos no metaverso e estejam em fase de desenvolvimento. Serão levados em conta também a inovação; viabilidade técnica, formação, diversidade de distribuição geográfica e expressões artísticas.


Itaú Cultural e a exposição no metaverso

Arte cibernética, Consciência cibernética e Ocupação Abraham Palatnik, são algumas das mostras que o Itaú Cultural organizou nestes anos dentro do campo da arte e da tecnologia. Considerando que achegada ao metaverso visa experimentar novas possibilidades e caminhos que surgem com o avanço da web 3.0, além de expandir a presença e as diversas iniciativas da organização no ambiente virtual, a instituição abriu um espaço neste universo virtual para apresentar algumas das obras de seu acervo.

Entrando em www.itaucultural.org.br/metaverso, até o fim do mês o visitante encontrará nesse espaço do Itaú Cultural uma seleção de obras de sua coleção. A mostra apresenta 16 obras que vão de Adriana Varejão e Beatriz Milhazes e Berna Reale a Regina Silveira, Sandra Cinto, Vicente de Mello e Vik Muniz (veja relação abaixo).

Esta mostra marca o seminário realizado em parceria do Itaú Cultural e Folha de S.Paulo sobre as oportunidades do metaverso e da web 3.0 na arte, cultura e outros setores, nos dias 4 e 5 deste mês, com transmissão pelo YouTube do Itaú Cultural e do jornal. O evento também pode ser acompanhando pelo próprio metaverso.

Saiba mais sobre o seminário em www.itaucultural.org.br


Lista de obras

Adriana Varejão: Azulejão, 2000-2001

Albano Afonso: Paraíso, 2001/2005

Arjan Martins:
Atlântico, 2016

Ayrson Heráclito: Bori cabeça de Omolú, 2009

Ayrson Heráclito:
Bori cabeça de Nanã, 2009

Beatriz Milhazes: Rosa branca no centro, 1997

Berna Reale: Indiana #1,2015

Eduardo Coimbra: Luz natural #2, 2009

Eduardo Kac: Alba, 2004/2017

Hélio Oiticica: Seja marginal, seja herói,1986

Igor Vidor: Tênis clube 3, 2016

José Oiticica Filho: O túnel, 1951

Luiz Braga: Porto Grande noturna, 2007

Regina Silveira:
A mesma e a outra, 1997

Sandra Cinto: Noites de esperança, 2006

Vik Muniz: This is not a ball, 2014, 2014


Leia também:

Prêmio FOCO vai selecionar 6 artistas brasileiros





Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago