Exposições e Eventos

“Katia Maciel – Um quarto de mar” na Pinakotheke Cultural – RJ

A Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, abriu para o público a exposição “Katia Maciel – Um quarto de mar”, com quatro poemas-objetos, da série “Cósmicas”, e um filme, todos feitos pela artista especialmente para a mostra.

O texto crítico é da premiada escritora Veronica Stigger, também curadora de exposições, como”Maria Martins: metamorfoses” e “O útero do mundo” (MAM SP).

Katia Maciel criou um site especific para o espaço no segundo andar da Pinakotheke Cultural, onde o público ficará imerso em um ambiente dos sonhos da artista sobre o mar, a partir de um conjunto de quatro poemas-objetos de sua série “Cósmicas”, em espelhos, uma caixa de acrílico branco com impressão azul, e uma maquete da exposição, além do filme “E todos os dias eu sonho com o mar” (2024, 28′).

Caixa-mar, 2024 caixa de acrílico branco com impressão azul, 30 x 43 cm [díptico]_crédito Thomaz Frias

“É uma exposição intimista, diferente de meus trabalhos com instalações em grande escala”, destaca Katia Maciel. “Dessa vez é uma montagem inspirada na questão do sonho”. A grande biblioteca que cobre duas paredes da sala será coberta por voal, um tecido diáfano, para criar um ambiente etéreo.

O filme “e todos os dias eu sonho com o mar” (2024, 28′), projetado na parede frontal do espaço se expande nos poemas-objetos “Same Page” e “Eclipse”, ambos em espelho com serigrafia fixada com silicone, “Infinito”, papel sobre espelho, todos com 66 cm x 96 cm cada; “Caixa-mar” (2024), caixa de acrílico branco com impressão azul, 30 x 43 cm (díptico), e “Maquete” (2024), madeira, 19,5 cm x 32,7 cm. Todos os trabalhos são de 2024.

Infinito, 2024 papel sobre espelho [edição 23], 66 x 96 cm_crédito Thomaz Frias
Same Page, 2024 espelho com serigrafia fixada com silicone, 66 x 96 cm_crédito Thomaz Frias

Em “Same Page”, a ideia de negativo/positivo aludem aos estados dormindo/acordado, na fluidez entre os estados de consciência e inconsciência trazida pelos sonhos. O espelho, com sua imagem virtual, reforça esta dualidade com o real.

Same Page, 2024 espelho com serigrafia fixada com silicone, 66 x 96 cm_crédito Thomaz Frias

“Em meus trabalhos sempre há um pensamento, uma reflexão sobre a imagem e nossa relação com ela, a percepção que a imagem provoca e que a ela retorna”, diz a artista.

Pela primeira vez em sua produção, Katia Maciel faz uma maquete que reproduz o espaço expositivo, para reforçar a ideia “de um espaço dentro do espaço, não saber o que é sonho e o que é real, para criar uma situação imersiva, ampliada pela cor azul da do filme.

Sobre a Pinakotheke Cultural

Pinakotheke Cultural iniciou suas atividades em 1979, como uma organização especializada no planejamento e na produção de exposições e livros exclusivamente voltados para a história da arte no Brasil.

Embora atuando também no campo editorial, a Pinakotheke Cultural vem estabelecendo variadas linhas de atividade voltadas para o aperfeiçoamento tecnológico e cultural no setor museográfico, atuando na promoção de exposições, catalogação e serviços de preservação e segurança de acervos de obras de arte de acervos públicos e privados.

Serviço

Exposição “Katia Maciel – Um quarto de mar”
Visitação pública: 19 de agosto a 14 de setembro de 2024
Pinakotheke Cultural – Rio de Janeiro. Rua São Clemente 300, Botafogo. Rio de Janeiro – RJ
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 16h.
Entrada gratuita

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’ no Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã apresenta a nova exposição 'Sonhos: História, Ciência e Utopia', com 18…

1 dia ago

16º Salão dos Artistas Sem Galeria na Zipper Galeria

O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes, abre no dia…

1 dia ago

Exposição “Rio de Corpo e Alma”, celebra 460 anos do Rio de Janeiro

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro nos convida a repensar e refletir…

2 dias ago

Diego Rivera: o líder do Renascimento Mural Mexicano

Diego Rivera, nome derivado de Diego María Concepción Juan Nepomuceno Estanislaire de Rivera e Barrientos…

3 dias ago

6 grandes mulheres artistas esquecidas no tempo

As mulheres artistas e suas obras estão guardadas na nossa memória? Com certeza sim, porém…

3 dias ago

Por que os seres humanos começaram a fazer arte?

Por que os seres humanos começaram a fazer arte? Por que fazê-la, olhá-la, reverenciá-la e…

3 dias ago