Exposições e Eventos

MAC-USP apresenta a exposição Bifurcações Vegetais

O MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da USP) apresenta, desde 25 de novembro, às 18h30, a exposição Bifurcações Vegetais, baseada no diálogo transdisciplinar entre arte contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais. Com curadoria de Karen Shiratori (Brasil) e Étienne de France (França), a mostra traz obras de artistas como Denilson Baniwa, Liça Pataxoop e Glicéria Tupinambá promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam. A partir de contra narrativas, a exposição questiona o sentido hegemônico da agricultura como um marco civilizatório, único e linear, propondo outros modos de conceber os vínculos entre humanos e a diversidade vegetal.

Sobre a exposição no MAC-USP

Integrada à programação da Temporada França-Brasil 2025, a exposição “convida a pensar a criação como um processo atento às relações que constituem e sustentam o espaço que habitamos”, diz Fernanda Pitta, docente do MAC-USP e responsável pelo acompanhamento curatorial da mostra. As obras — vídeos, instalações, registros arqueológicos, plantas, fotografias, pinturas e documentos — permitem cruzamentos entre arte, ciência e conhecimentos tradicionais para abordar temas como colapso ecológico, práticas de regeneração, desigualdade social, a urbanidade em sua diversidade, os modos de vida tradicionais em transformação, e a necessidade de repensar nossas relações com a terra, os alimentos e os ciclos da vida

Glicéria Tupinambá ‘Cacique Babau’, da série fotográfica Cacique Babau da Serra do Padeiro vestindo o Assojaba Tupinambá.

“O que emerge quando interrogamos essas narrativas a partir da escuta de práticas indígenas, saberes tradicionais e científicos, e da linguagem da arte contemporânea?”, pergunta a curadoria. Na exposição, a produção artística se articula a práticas de cultivo, pesquisa, escuta e convivência, reconhecendo que mundos são feitos em associação com muitos outros seres. Em um momento marcado por crises ambientais e sociais, esta iniciativa propõe não apenas uma exposição, mas os encontros que promovem a regeneração e a produção da diversidade.

Liça Pataxoop ‘Surgimento do povo Pataxoop’, c.2025

Ao receber Bifurcações Vegetais, o MAC USP reafirma seu compromisso como plataforma a modos expandidos de criar e aprender, “reconhecendo que cuidar da vida em comum é também um gesto estético, ético e político”, afirma Fernanda Pitta.

Denilson Baniwa ‘Colheita Maldita’, 2022

Serviço

Exposição Bifurcações Vegetais
Curadoria: Karen Shiratori e Étienne de France
De 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
MAC-USP. Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – São Paulo/SP
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

1 semana ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

1 semana ago

MASP atinge um milhão de visitantes de 2025

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand acaba de conquistar o…

1 semana ago

O Brasil e o Poder na Arte Mundial

1. O Mito da Globalização e a Realidade dos Números O senso comum sugere que…

1 semana ago

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

2 semanas ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

2 semanas ago