Berna Reale, Americano (frame do vídeo). Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Still_ Marina Paixão
No dia 16 de julho de 2025, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza uma sessão única na Cinemateca Brasileira com a mostra MAM na Cinemateca: corpo e cidade em movimento, apresentando 14 videoartes recentemente incorporadas ao acervo do museu. A curadoria é de Cauê Alves (MAM) e Miguel Chaia (PUC-SP), e a exibição celebra a doação de 75 vídeos da coleção Chaia, composta por obras de 40 artistas brasileiros.
A programação, com 1h17 de duração, traz nomes como Cinthia Marcelle, Carmela Gross e Lucas Bambozzi, organizados em blocos temáticos que abordam questões de corpo, cidade, política e linguagem.
A escolha da Cinemateca reforça os laços históricos entre as instituições, já que a própria Cinemateca teve origem no MAM em 1954. O evento também marca a estratégia do museu de ocupar espaços parceiros enquanto sua sede no Parque Ibirapuera está em reforma até o segundo semestre de 2025.
1. O dilema do olhar contemporâneo O que diferencia uma obra “ruim” de uma obra…
A arte decolonial é uma expressão que ganha cada vez mais espaço no cenário contemporâneo…
O Instituto Tomie Ohtake apresenta, de 13 de julho a 03 de agosto, a exposição…
A Galeria Hugo França recebe a exposição Ressonância, individual do artista filipino-americano-brasileiro Florencio Yllana, a…
O Instituto Inhotim, durante o mês de julho, amplia os dias de entrada e conta…
Em um mundo saturado pela produção industrial e pela efemeridade digital, o ressurgimento do artesanato…