O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) recebe, em 28 de fevereiro (terça-feira), a partir das 14h, a primeira oficina em parceria com o projeto Faça Memórias. Sob a coordenação da arteterapeuta e produtora cultural Cristiane Pomeranz, o projeto oferece oficinas de artes plásticas gratuitas e abertas ao público em geral, por meio do Ministério da Cultura (PRONAC 211001) e patrocínio do Grupo Comolatti e da Pirelli. Neste encontro, o tema será a obra do artista Arcangelo Ianelli, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. Os encontros serão realizados no espaço expositivo do museu, localizado no Parque Ibirapuera.
Com atividades ministradas por Cristiane Pomeranz e pelo educador Gregório Sanches, a iniciativa acontecerá na última terça-feira do mês, entre fevereiro e agosto, com limite de até 30 alunos inscritos por turma.
“O Faça Memórias quer mostrar como a arte é uma potente intervenção a favor da qualidade de vida e bem-estar”, explica Cristiane. Os grupos tendem a reunir pessoas acima de 40 anos de idade. “Além dessa faixa, não temos limite – o Faça Memórias é um projeto inclusivo e intergeracional e aposta na mistura de gerações”, relata. As oficinas abarcam também as pessoas com déficits cognitivos variados, sem distinção, e interessados em manter a mente ativa.
Inspirado no projeto Meet me at MoMA, do Museu de Arte Moderna de Nova York, o Faça Memórias teve início em 2009. Em São Paulo, o programa é desenvolvido em duas partes, segundo Cristiane: “Começamos no espaço expositivo do MAM, onde é oferecido uma visita especialmente guiada pelos educadores do museu e pela equipe do Faça Memórias. Na sequência, vamos para o ateliê.”
Ainda, de acordo com a arteterapeuta, as exposições em cartaz no museu servirão de pano de fundo para se pensar na própria vida, além de suas obras serem utilizadas como estímulo de memória, temas de conversas e atividades desenvolvidas.
Após a visita pelas mostras, o encontro continua no ateliê do museu, com o objetivo de fundamentar o que foi visto e compreendido. No espaço, os participantes desenvolvem projetos artísticos autorais, como pintura e colagem, em releitura das obras observadas.
Para Cristiane Pomeranz, as obras são analisadas a partir de um viés pedagógico e artístico e da Arteterapia. Assim, o projeto consiste em estimular a autonomia e o resgate da história pessoal de cada um. “Trabalhar com arte exige o foco na atenção, na sensibilidade, nos sentidos e no planejamento”, diz.
Além das oficinas presenciais gratuitas no MAM-SP, que somam 7 ao longo do semestre, o Faça Memórias oferece, gratuitamente, oficinas culturais de artes plásticas remotas e oficinas exclusivas (contrapartidas sociais) para públicos de instituições sociais, alunos e professores da rede pública e Centros de Convivência e Instituições de Longa Permanência para Idosos.
O primeiro encontro on-line acontecerá no dia 3 de março. Aproveitando o mês dedicado às conquistas femininas, a atividade seguirá o tema Mulheres na Arte para explorar o universo da artista Ana Alice Francisquetti, cuja obra e técnica ajuda a refletir sobre a arte e a vida.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo, fundado em 1948, tem seu acervo composto por importantes obras da arte moderna e contemporânea e recebe diversas exposições de artistas nacionais e internacionais. Em 2023, o Faça Memórias e o MAM São Paulo tornam-se parceiros com o intuito de difundir a importância da obra de arte como objeto de apreciação estética, reflexão e aprendizado sobre conteúdos de Arte e Vida.
Coordenação:
Cristiane Tenani Pomeranz e Daniel Gouveia
Oficineiros:
Marília Sanches, Tania Cristina Freire e Walter Mascarenhas Neves
Assistentes de oficina:
Mariana Lopes Teixeira, Eliza Ota, Iara Simonetti e Ariana Usai
Programa Faça Memórias
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM (Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº, dentro do Parque Ibirapuera)
Quando: última terça-feira do mês
Horário: a partir das 14h
Entrada: gratuita
Leia também: MAM-SP inaugura exposição “Ianelli 100 anos: o artista essencial”
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…