Exposições e Eventos

MASP apresenta exposição “Leonilson: agora e as oportunidades”

Leonilson (1957-1993) é um artista tanto central quanto marginal na história da arte brasileira. Central porque é autor de uma obra absolutamente incontornável no final do século 20, reconhecido em muitas exposições, livros e mesmo em tatuagens. Mas ele é também marginal, pois, com uma obra tão singular, não se encaixa facilmente nos movimentos e gerações da história da arte brasileira. Sobretudo, Leonilson é marginal porque, no final dos anos 1980 no Brasil, é um homem gay e, a partir de meados de 1991, vivendo com HIV—ele morre dois anos depois, aos 36 anos, em decorrência da aids.

Trabalhando em desenho, pintura, objeto, bordado, tecido e instalação, Leonilson expressa intensamente suas paixões e emoções em suas obras, cujos temas são o amor, o abandono, a perda, a solidão e a doença. Porém, Leonilson também manifesta seus sentimentos em relação à política, como se vê na obra que empresta seu título à exposição, Agora e as oportunidades, em outros trabalhos da série das minorias e em diversas ilustrações feitas para a coluna de Barbara Gancia, entre 1991 e 1993.

Crédito: Eduardo Ortega

Esta mostra tem como foco o chamado Leonilson tardio, o período maduro do artista em que ele refina sua linguagem e sua poética, usando cada vez menos elementos em suas composições—muitas vezes com traços religiosos—e atingido um ápice verdadeiramente sublime em ‘Instalação sobre duas figuras’ (1993). A despeito do caráter diarístico de sua obra, é importante compreender os trabalhos do artista não a partir de um interesse biográfico—pois ele frequentemente mescla verdade e ficção, biografia e fabulação—, mas, sim, por sua monumental construção poética, representada em imagens, materiais e textos.

Exposição “Leonilson: agora e as oportunidades”

A exposição está dividida em cinco salas—cada uma dedicada a um ano da produção de Leonilson entre 1989 e 1993—na galeria do primeiro andar do museu e em uma seção adicional no mezanino do primeiro subsolo, com as ilustrações para a Barbara Gancia. Mais de três décadas após sua morte, o artista continua nos oferecendo novas oportunidades de
leitura, inspiração e significação. A imagem que permanece de Leonilson, por meio de obras, exposições, livros, filmes, teatro e tatuagens, é a de um ressonante anti-herói, múltiplo e contraditório. Há um pouco dele em muitos de nós.

Serviço

Exposição “Leonilson: agora e as oportunidades”
Período: 23.8 – 17.11.2024
Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, com assistência curatorial de Teo Teotonio
Local: MASP – Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Av. Paulista, 1578. São Paulo – SP

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

CCBB BH recebe instalação inédita de Daiara Tukano inspirada na cosmovisão indígena

O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…

3 dias ago

A Arte de Ocupar o Invisível: Como o Artista Ocupador invade um museu sem pedir licença

1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…

1 semana ago

10 Dicas Fundamentais para Vender sua Arte em 2026

O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…

1 semana ago

Universo de Torres Garcia

A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…

1 semana ago

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

3 semanas ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

3 semanas ago