Exposições e Eventos

MASP inaugura três exposições em fevereiro

O Masp apresenta duas exposições em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna: “Abdias Nascimento: um artista panamefricano” e “Volpi Popular”. Embora Abdias e Volpi não tenham participado da Semana de 22, ambos são figuras representativas na arte moderna brasileira. Além disso, a “Sala de Vídeo: Letícia Parente” reúne cinco obras fundamentais da artista, propondo o aprofundamento em produções audiovisuais no âmbito da produção artística.

Abdias Nascimento: um artista panamefricano

Abdias Nascimento (1914–2011), artista, intelectual, ativista político, dramaturgo, ator, escritor e diretor, que foi uma figura multifacetada e fundamental da história do Brasil ganhará mostra monográfica no MASP. Intitulada Abdias Nascimento: um artista panamefricano, trata-se de uma exposição fundamental em torno de sua produção artística e enfatiza sua contribuição para a pintura brasileira.

MASPMASP
Abdias Nascimento, “Okê Oxóssi” (1970)

A mostra reúne cerca de 60 trabalhos e enfatiza o repertório de ideias, cores e formas do movimento pan-africanista, com noções, fontes e imaginário ladino-amefricano – como cunhou Lélia Gonzalez (1935–1994) para se referir à experiência negra na América Latina. 

A mostra tem curadoria de Amanda Carneiro, curadora assistente e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP.

Serviço

Exposição ABDIAS NASCIMENTO: UM ARTISTA PANAMEFRICANO
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Volpi Popular

Alfredo Volpi (Luca, Itália, 1896 – São Paulo, Brasil, 1988) é um artista central da arte brasileira do século 20 e sua pintura é caracterizada por um repertório único de experiências e influências que mesclam tradições modernas e populares, incluindo interesses como: o trabalho artesanal, as festas populares, os temas religiosos e as fachadas da arquitetura colonial e vernacular brasileira. 

Volpi “Fachada com Bandeiras” (1959)

A mostra, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP, abrange diversos períodos da carreira do artista e contará com cerca de 100 pinturas.

A exposição está organizada em torno do contínuo interesse de Volpi pelos temas do imaginário popular brasileiro e estruturada em seções temáticas, como paisagens do campo e do mar; fachadas; bandeiras e mastros; representações religiosas; festas populares; e retratos.

Acompanhando a mostra, será publicado o mais amplo catálogo sobre o artista num único volume, com ilustrações de todas as obras exibidas e mais.

Serviço

Exposição: VOLPI POPULAR
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Sala de Vídeo: Letícia Parente

A trajetória artística de Letícia Parente (Salvador, Bahia, 1930 – Rio de Janeiro, 1991) teve início após vários anos de formação no campo da ciência, no qual obteve o doutorado em química. Seu interesse pela arte rapidamente a colocou em contato artistas como Anna Bella Geiger, Ana Vitória Mussi e Sonia Andrade, entre outros, com quem ela compartilhou ideias e, acima de tudo, a convicção de que, por meio da arte, poderiam encontrar um espaço favorável à liberdade de expressão no contexto de uma ditadura civil-militar repressiva (1964-85). O grupo, que experimentou diversas técnicas, incluindo vídeo, acabou se tornando pioneiro desta mídia no Brasil.

Leticia Parente “Marca Registrada” (1975)

Esta exposição, curada por María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP, apresenta uma seleção de cinco vídeos representativos e fundamentais para se entender o trabalho de Parente. Com uma grande austeridade de recursos, o corpo, a casa, o guarda-roupa e o próprio enquadramento da tela de projeção se tornam espaços metafóricos para falar de uma condição humana, feminina e socialmente determinada a viver confinada sob parâmetros estabelecidos por um sistema patriarcal, ditatorial e restritiva.

Serviço

SALA DE VÍDEO: LETÍCIA PARENTE
Data: De 25/02 a 24/04/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.

Leia também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

10 obras de arte perdidas para sempre

Separamos uma lista com 10 obras de arte que foram perdidas. De acordo com fontes…

1 semana ago

Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida

Biografia e trajetória artística Franz Marc (Alemanha, 1880–1916) foi pintor, gravador e um dos principais…

1 semana ago

Qual foi a inspiração de Picasso?

Pablo Picasso, nascido em 1881 em Málaga, Espanha, e falecido em 1973 em Mougins, França,…

1 semana ago

Arte Neoclássica e Homero: do Canto XIV à morte de Pátroclo

Em consecutivas batalhas, os Troianos saem vitoriosos. Reunido com os gregos, Agamémnon resolve fugir antes…

1 semana ago

21 coisas que você não sabia sobre Edvard Munch

Nesta matéria vamos além da análise de sua obra mais famosa “O grito”. Aqui você…

1 semana ago

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

3 semanas ago