Exposições e Eventos

Mostra “Matriz Brasileira” realiza sua 2ª edição

A 2ª edição da mostra “Matriz Brasileira”, que traz para São Paulo produtos artesanais desenvolvidos por comunidades regionais de diferentes estados do Brasil, acontece nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no Complexo Aché Cultural, em São Paulo.

Aberta ao público, o evento ocorre das 11h às 20h. O desenvolvimento dos produtos tem a direção artística do designer Renato Imbroisi, que trabalha em parceria com a Suzano na promoção da cultura local em regiões onde a empresa possui operações.

O público que visitar o local poderá conhecer e adquirir bolsas, sacolas, toalhas de mesa, cangas, cadernos e itens de decoração desenvolvidos pelos programas Artesanato Indígena Ofayé, de Brasilândia (MS); Espírito das Águas, de Aracruz (ES); e Mãos que valem, de Jacareí e Jambeiro (SP).

O Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani, de Aracruz (ES), apresentará, além de acessórios pessoais e de decoração, produtos extraídos do projeto de meliponicultura: mel, pólen e cera. As Quebradeiras de coco babaçu, de Imperatriz (MA), mostrarão ao público o resultado do Extrativismo Sustentável transformado em sabonetes artesanais. Já o Projeto Cerâmica São Roque, de Cunha (SP), irá expor saleiros, vasos, esculturas, além de outras peças decorativas.

Foto divulgação

“O desenvolvimento desses produtos visa respeitar e valorizar a cultura local, estimular o espírito criativo dos artesãos regionais e contribuir para a geração de renda dessas comunidades”, afirma Imbroisi, curador da exposição.

Entre os dias 7 e 22 de dezembro, os produtos desenvolvidos nos seis projetos apoiados pela Suzano serão oferecidos ao público na loja IT, instalada dentro do Instituto Tomie Ohtake.

A renda obtida com a venda dos produtos será revertida para as comunidades envolvidas nos projetos.

O público que comparecer ao local no dia 6 de dezembro poderá acompanhar, além da exposição dos produtos, o lançamento do livro “Costuras e Histórias do Vale do Paraíba”, que traz um retrato do artesanato autoral do Vale da Paraíba (SP), e a exibição de vídeos sobre os projetos regionais.

“Essa é uma oportunidade para o público de São Paulo conhecer a riqueza cultural dessas regiões e, ao mesmo tempo, estimular a economia criativa, solidária e sustentável realizada por essas comunidades. São projetos que têm o objetivo de tornar o trabalho dos artesãos sustentável e símbolo da preservação de suas culturas”, afirma Fausto Camargo, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.


Serviço

  • Mostra “Matriz Brasileira” – 2ª edição
  • Local: Complexo Aché Cultural – Loja IT
  • Endereço: Rua Coropés, 88 – Pinheiros – São Paulo
  • Abertura: 6 de dezembro | Das 11h às 20h
  • Exposição: 7 a 22 de dezembro
  • Entrada franca
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

21 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

5 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

5 dias ago