Exposições e Eventos

Museu Afro Brasil celebra o Dia da Consciência Negra

O Museu Afro Brasil (MAB) preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Ao longo do final de semana, a marquise do Museu Afro Brasil receberá o “I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia”, no qual serão propostas diversas atrações representantes das musicalidades brasileiras, numa festa de ritmos e sonoridades, além de variados quitutes da culinária afro-brasileira e africana.

“O MAB celebra a diversidade das heranças africanas no Brasil e isso se evidencia na programação do ‘I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia’ que será realizado no final de semana da Consciência Negra. O evento também será uma forma de homenagear a memória do nosso fundador Emanoel Araujo, que nos deixou no último 7 de setembro”, destaca Zelia Peixoto, Coordenadora de Produção e Programação da instituição.

A feira de gastronomia foi idealizada e organizada por Patty Durães, especialista culinária e empreendedora gastronômica. Já a programação cultural tem curadoria do Museu Afro Brasil e apadrinhamento do compositor, artista e empreendedor cultural, Evandro Fióti, que ressalta o papel essencial que uma ação como esta tem na nossa sociedade, de trazer a importância simbólica e política do mês da Consciência Negra, com intuito de contribuir para a reflexão da importância da população negra na construção da história brasileira. “A primeira edição do Ocupa MAB – Música e Gastronomia – ganha uma importância ainda maior, pois será realizada no ano em que perdemos um dos maiores símbolos da luta pela igualdade racial e reparação histórica para a população negra, o fundador do Museu, Emanoel Araujo. É nosso compromisso honrar esse papel e legado, e o Festival contribui diretamente com essa perspectiva, colocando a cultura e a arte negra como fundamentais nessa luta”, salienta Fióti.

As atividades do sábado (19) terão início com o cortejo encenação do Maracatu Nação Kambinda, que circulará pelo Parque Ibirapuera, ao redor do MAB. Em seguida, serão feitas apresentações de samba de roda com a Comunidade de Samba Bate Fundo e a Comunidade Samba no Asfalto, das zonas sul e leste de São Paulo respectivamente. Na sequência, os visitantes poderão participar de uma Oficina de Samba-Rock com Bruno Magnata e, para fechar o primeiro dia de festival, será realizado um pocket show com a cantora e compositora, Anelis Assumpção. O som de transição entre as atrações ficará por conta dos DJs Alex Black e Sammy Ricardo.

Na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20), o Museu Afro Brasil começará as comemorações com a realização de mais uma edição do Negras Palavras, desta vez, com a participação do cantor, compositor e rapper, Rico Dalasam, que dialogará com o público sobre o seu processo de composição. A entrevista será conduzida pela jornalista e escritora, Semayat Oliveira, cofundadora do Coletivo Nós, Mulheres da Periferia.

No domingo, o “I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia” também irá oferecer uma aula de Samba-Rock com Nando Sagatiba e uma apresentação da consagrada banda de Samba-Rock Clube do Balanço. A Funmilayo Afrobeat Orquestra, única banda de afrobeat no mundo formada somente por mulheres, pessoas LGBTQIA+ e não-binárias negras, fechará o festival em grande estilo. Entre as atrações, terá discotecagem dos DJs Diego SB90, Fran e Scott.

Durante os dois dias haverá venda de drinks e comidas artesanais, com a participação de Tabuleiro do Alcides, Coscobela e Matulas da Nega.

“Apesar de sua ausência física, o legado de Emanoel Araujo vive pulsante e intensamente. E, assim como nas sociedades africanas a celebração de ancestrais é imprescindível à vida, celebramos Emanoel Araujo. Para isso, escolhemos o festival como forma de rememorar sua imensa contribuição para a produção cultural afro-brasileira e, através disso, conseguimos expandir para territórios onde essa produção se evidencia e é festejada”, destaca Sandra Mara Salles, Diretora Executiva do Museu Afro Brasil.


Programação

19 de novembro (sábado)

14h – Cortejo e encenação do Maracatu Nação Kambinda

15h – Comunidade de Samba Bate Fundo

16h – Comunidade Samba no Asfalto

17h – Oficina de Samba Rock, com Bruno Magnata

18h – Pocket Show Anelis Assumpção

Discotecagem: DJs Alex Black e Sammy Ricardo

20 de novembro (domingo)

14h – Negras Palavras, com Rico Dalasam

15h – Aula de Samba Rock, com Nando Sagatiba

16h – Banda Clube do Balanço

17h – Funmilayo Afrobeat Orquestra

Discotecagem: DJs Diego SB90, Fran e Scott

Local: Marquise do Museu Afro Brasil                                                                 

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10/ Estacionamento pelo Portão 3


Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.


Leia também:
Pinacoteca SP anuncia agenda de 2023 e inauguração de novo edifício

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

10 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago