Exposições e Eventos

Pina Contemporânea apresenta “Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70”

Pina Contemporânea anuncia a noca exposição coletiva “Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70”. Esta é a maior exposição da Pinacoteca em 2025, reunindo 250 obras de mais de 100 artistas, proporcionando uma visão abrangente sobre a arte do período.

A mostra se divide em temas que remontam aos grandes acontecimentos do período, como o surgimento da indústria cultural, a ruptura democrática e transformações sociais de diversas ordens.

Ocupação coletiva na Pina Contemporânea

O que abre a exposição é o conjunto de bandeiras originais do “Happening das Bandeiras”, um evento realizado em 1968 na Praça General Osório, no Rio de Janeiro, que reuniu artistas como Nelson Leirner e Carmela Gross. Na ocasião, eles expuseram bandeiras serigrafadas em praça pública, promovendo uma ocupação coletiva do espaço público.

Na sequência, visitantes encontram trabalhos que tratam de uma indústria cultural em formação no Brasil, exibindo estrelas da música popular brasileira. Grandes nomes do período estão reunidos, como Nelson Leirner, com seu altar para o rei Roberto Carlos, na obra Adoração (1966), Claudia Andujar, que fotografou Chico Buarque em 1968, e Claudio Tozzi, com as obras Bob Dylan (1969), Guevara (1967) e seus astronautas que marcaram a iconografia da pop à brasileira.

Gesto Pop e Movimento Hippie

A década de 1960 também foi palco de uma revolução sexual fruto de eventos históricos como Maio de 68, na França, e o movimento hippie nos EUA. No núcleo sobre desejo e sexualidade, estão obras de artistas que pensaram as mudanças do estatuto da sexualidade no Brasil, atravessadas também pela cultura de massa. É o caso de Wanda Pimentel, com sua série Envolvimento (1968),

O gesto pop se apropria ainda do imaginário da cidade, por meio de signos e códigos urbanos. É o caso de trabalhos como Marlboro (1976), em que Geraldo de Barros transforma restos de outdoor em pinturas.

Na Pinacoteca, “Pop Brasil” comemora ainda os 10 anos do comodato da Coleção Roger Wright e o importante acervo de obras dos anos 1960 e 1970.

Mais informações
“Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70″ tem patrocínio de Bradesco e patrocinada por Livelo, na categoria Platinum, Mattos Filho, na categoria Ouro e Nescafé Dolce Gusto, na categoria Prata.

A mostra tem curadoria de Pollyana Quintella e Yuri Quevedo.

Serviço

“Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70″
Data: 31 de maio a 5 de outubro de 2025
Local: edifício Pina Contemporânea (Grande Galeria)
Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.

Leia também: Vem aí a exposição coletiva “Nossa Vida Bantu” no Museu de Arte do Rio

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

As novas regras do governo para o mercado de arte.

O mercado de arte brasileiro vive uma transformação profunda. Durante décadas, o setor cultivou a…

17 horas ago

Enoque vai ao centro da Terra, exposição na NND | AZECO SP

A NND | AZECO SP inaugura no sábado, 22 de agosto, exposição concebida e curada…

21 horas ago

SP-Arte Rotas 2026 amplia diálogo com América Latina em sua 5ª edição

A SP-Arte Rotas chega à sua 5ª edição com 70 galerias de arte, além de…

21 horas ago

Demons in Fragile Bodies: dois modos de pintar o corpo

"Demons in Fragile Bodies", é a exposição apresentada pela NND | AZECO, com curadoria de…

22 horas ago

Nair Benedicto lança spin-off de expedição ao São Francisco

"…na boca da noite…", novo livro de Nair Benedicto, reúne 30 fotografias realizadas entre 2018…

22 horas ago

Artes Visuais no Cultura Artística, em São Paulo

As Artes Visuais ganham um primoroso espaço com a primeira edição ABERTO Solo que acontece…

1 dia ago