Exposições e Eventos

Pixel Show promove final de semana das artes gráficas

O Pixel Show promoverá, gratuitamente, entre os dias 20 e 21 de agosto uma série de atividades, começando no sábado, 20, pela exposição do artista Marcos Mello e do lançamento da revista ZUPI #66, no espaço cultural ZUPI SPACE. Na contramão da digitalização, o artista gráfico fará a exposição de mais de 20 obras desenvolvidas de forma analógica, ou seja, produzidas a partir de técnicas tipográficas.

Já na Feira Pocket, no domingo, 21, estarão diversos expositores que apresentarão seus trabalhos artísticos também voltados para o universo gráfico. O objetivo da produtora ZUPI.LIVE é traçar uma conexão entre os eventos a fim de aquecer o público para o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show – 18ª edição, que ocorrerá em 5 e 6 de novembro de 2022, na ARCA, em São Paulo.

Ambos os projetos (ZUPI SPACE & REVISTA ZUPI) contam com o apoio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (PROAC).

Arte em papel algodão

A exposição intitulada “Old Prints, New Meanings”, marcada para este sábado (20/08), no espaço cultural Zupi Space, contará com peças únicas produzida pelo tipógrafo e impressas em papel algodão. “A ideia é apresentar aos visitantes obras de artes criadas do zero, mas também expor criações confeccionadas a partir de recortes de peças produzidas ao longo dos meus 25 anos de carreira. Haverá também no acervo obras criadas com artistas parceiros, como David Carson”, aponta Mello, que utiliza fontes/letras como inspiração. “Poder expor o meu trabalho em um espaço importante como a Zupi (revista e espaço cultural) é uma oportunidade de estar em contato presencial com o público e de trocar experiências”. Após a data de estreia, a visitação deverá ser agendada por meio do link: https://www.instagram.com/zupispace/ 

Título: Old Prints, new meanings / Autor: Marcos Mello

Ao vivo e a cores

Já no domingo, 21, os holofotes estarão voltados para a Feira Pocket e suas atrações no Cine Petra Belas Artes. Nela, 20 expositores darão visibilidade às suas criações. A edição contará com artistas empreendedores, voltados para arte gráfica, papelaria criativa, ilustração digital, escultura, ilustração e diversos outros produtos incríveis. Haverá também duas live arts promovidas pela marca Posca. Diego Alcenso Lemos demonstrará um pouco do seu trabalho com pintura em tela e muralismo. Já a segunda atração ficará ao encargo do artista urbano, Zoio One, que desenvolverá, ao vivo, suas habilidades artísticas com graffiti e arte de rua, outras técnicas de customização do espaço urbano.

O evento contará também com a pré-estreia do MiniDOC ‘Marjô Mizumoto – Uma espectadora de universos particulares’ . A produção audiovisual conta um pouco do dia a dia da artista e criadora, que dá o nome ao documentário. Ele traz fragmentos de seus trabalhos, inspirações e os desafios de ser artista e mãe. Estão confirmadas também palestras com Fabio Sevá, digital creator, que falará às 11h sobre Arte e NFT, e Fernando Picamilho, UX Designer, que falara às 11h30 sobre UX (User Experience).

Entre os expositores destaca-se Will Sales, designer gráfico que em maio desse ano abriu o Will Sales Estúdios. A Feira Pocket será sua primeira participação em uma exposição física após a abertura do espaço. “Em 2021 intensifiquei a minha produção artística e hoje estou tendo a oportunidade de mostrar presencialmente o trabalho que tenho desenvolvido, principalmente depois da abertura do estúdio. O espaço é muito importante para artistas independentes (ou não) divulgarem seu nome e suas criações”, disse Will com expectativas positivas do evento. Outros nomes como Paulo Oluá e Natália Sayuri também confirmaram presença na Feira.

Revista Zupi

No sábado, 20, haverá também o lançamento da edição #66 da Revista Zupi. A publicação com 21 anos de existência, traz pela primeira vez uma capa com realidade aumentada. O leitor poderá visualizar os personagens do festival Pixel Show 2022, nela retratados, em movimento. Eles terão vida a partir do momento em que o leitor apontar a câmera do celular para a imagem da capa cuja autoria é da artista Talita Persi, utilizando o filtro específico, feito pelas empresas AR Estúdio Anormal e UnBlock – unBlock Heads. A ferramenta já está disponível na aba de filtros (nas estrelinhas) do instagram do Pixel Show – www.instagram.com/pixelshow


Serviço

Exposição “Old Prints, New Meanings” & Lançamento da Revista ZUPI #66
Local: Espaço cultural Zupi Space
Endereço: Rua Conde do Irajá, 208 – Vila Mariana, São Paulo
Dia: 20 de Agosto de 2022 – sábado
Horário: 15h às 19h
Ingressos: Entrada gratuita

Feira Pocket
Local: Cine Petra Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo
Dia: 21 de Agosto de 2022 – domingo
Horário: 10h às 17h
Ingressos: Entrada gratuita


Pixel ShowFestival Internacional de Criatividade

O Pixel Show é o mais antigo do Brasil e o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo, desde 2005, no último trimestre do ano. Na última edição presencial, em 2019, reuniu mais de 53 mil pessoas para muita inovação, experiências, networking e negócios em um fim de semana incrível. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa, sempre gerando impacto social positivo, inclusive nas áreas de saúde, sustentabilidade e educação, entre outras.

O Pixel Show foi finalista do prêmio Cultura do Estado de São Paulo nas duas últimas edições (2019 e biênio 2020-2021) e, em 2020, entrou para o calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show. Em 2020 e 2021, em suas edições 100% online, foi assistido por mais de 130 mil pessoas que geraram mais de 5 milhões de impressões, em mais de 75 países ao redor do mundo. Em 2022, chega a sua 18ª edição em São Paulo. Também já foram realizadas quatro edições em outras capitais, sendo duas em Porto Alegre, uma em Recife e uma em Salvador.

Acesse www.pixelshow.co/press para assistir a vídeos e ver fotos de edições passadas, além de poder se cadastrar para cobrir o festival de 2022 que será dias 5+6 de novembro. E já “sinta o clima” do que te espera em 2022.

Zupi.Live

Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais, sempre com muita criatividade. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show, e produtora da Revista Zupi de arte e criatividade. Em 18 de março de 2021, a Zupi completou 20 anos e comemorou com conteúdos inéditos, produzindo o Festival Pixel Show Summer e o Pixel Show Combate, ambos em sua 1ª edição. Em 2021, lançou também seu estúdio de filmagem e o espaço expositivo/cultural Zupi Space. Em 2022, para relembrar e homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, realizou a 2ª edição do Pixel Show Combate, que pode ser visto em seu canal no youtube: www.youtube.com/pixelshow 


Leia também:
ArtRio 2022: começa a venda de ingressos para a 12ª edição

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

20 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

20 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

23 horas ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

4 dias ago