O Prêmio FOCO, criado pela ArtRio em 2013, é apresentado pelo Instituto Cultural Vale. Com o objetivo de estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país, o Prêmio é destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 13 de julho no site, onde está disponível o edital completo.
Pela primeira vez serão selecionados seis artistas em uma mesma edição. Cada um receberá como premiação a participação em uma residência e terá sua obra apresentada no estande do Prêmio na ArtRio 2022. A feira acontecerá na Marina da Glória, de 14 a 18 de setembro, e também na plataforma digital.
As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Despina (Rio de Janeiro, RJ), JA. CA (Belo Horizonte, MG), Chão Slz (São Luiz, MA), Terra Afefé (Ibicoara, BA — Chapada Diamantina), Irê — arte, praia e pesquisa (Salvador, BA) e Instituto Das Pretas (Vitória, ES).
Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que acontecerá entre novembro de 2022 e agosto de 2023.
O Comitê Curatorial do Prêmio FOCO 2022 que selecionará os artistas premiados tem direção de Bernardo Mosqueira e participação de diretores dos museus, centro culturais e memoriais do Instituto Cultural Vale (ICV) e das residências parceiras:
Dúvidas sobre o Prêmio FOCO 2022 serão esclarecidas pelo email premiofoco@artrio.com
O Prêmio FOCO é apresentado pelo Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Cultural Vale.
FleishmanHillard
Renata Pacheco Jordão – renata.jordao@fleishman.com.br
Tel: 21. 3723-8094 / 99466-4316
Erika Freitas — erika.freiras@fleishman.com.br
Tel: 11.98814-2237
Leia também:
Galeria Base apresenta a coletiva “(A)PARTE DO TODO”
A Galeria Simões de Assis apresenta a partir de 30 de agosto duas novas exposições.…
Uma reportagem publicada pela Harvard Gazette reacendeu o debate sobre os limites da inteligência artificial…
Os projetos da Marco Casamonti / Archea Associati, um dos escritórios de arquitetura mais premiados…
Entendendo o novo colecionador O perfil do colecionador de arte mudou. Ele está mais informado,…
O que motiva o colecionador Desde Freud, sabem‑se os contornos íntimos do colecionismo: ele raramente…
O Sesc Pompeia abre ao público a exposição "O Poder de Minhas Mãos", uma coletiva…