Exposições e Eventos

Primeira grande exposição sobre memes no CCBB São Paulo

O CCBB São Paulo apresenta a exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”, primeira mostra de grande porte dedicada ao fenômeno dos memes no país. Reunindo arte contemporânea, cultura digital e crítica social, a curadoria propõe uma experiência inédita que evidencia o Brasil como um dos maiores produtores e consumidores de memes do mundo. Em cartaz até 3 de novembro, a exposição segue em itinerância por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, com a colaboração do perfil de Instagram @newmemeseum, convida o público a explorar a memeficação como um dos modos mais potentes — e irônicos — de narrar o Brasil contemporâneo.

“Memes não são só piadas. Eles são ferramentas políticas, culturais e afetivas. São como o Brasil elabora, disputa e negocia suas diferenças — sociais, raciais, de gênero, estéticas — em tempo real”, afirma Clarissa. “A exposição parte do humor e provoca reflexões sobre como estamos diariamente refazendo o país por meio de suas imagens mais debochadas e, claro, críticas”.
“Pensar o Brasil de hoje sem considerar a sua intensa produção de memes é adotar uma perspectiva que ignora uma camada significativa da experiência do país” diz Ismael Monticelli. “Eles não apenas refletem a realidade, mas atuam sobre ela: produzem memória, disputam narrativas, elaboram ficções, geram pertencimento. Enquanto fazemos memes, os memes refazem o Brasil.”

A proposta curatorial rompe barreiras entre diferentes linguagens e repertórios culturais, reunindo nomes consagrados da arte contemporânea brasileira, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelson Leirner e Claudio Tozzi, ao lado de criadores de conteúdo como Blogueirinha, Porta dos Fundos, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary.

“MEME: no Br@sil da memeficação” no CCBB São Paulo

Organizada em seis núcleos temáticos — Ao pé da letra, A hora dos amadores, Da versão à inversão, O eu proliferado, Combater ficção com ficção, Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam? — a rica cenografia imersiva ocupa todos os andares do CCBB São Paulo com vídeos, neons, esculturas, figurinos, quadrinhos, pinturas, objetos, backlights, instalações sonoras e experiências interativas.

“A exposição parte da compreensão dos memes como uma linguagem viva, que afeta diretamente nossas formas de pensar, sentir e agir — transbordando os limites da internet”, afirma Ismael Monticelli. “Não temos a ambição de ser um inventário do humor nacional”, destaca.

“Queremos provocar reflexões”, explica Clarissa. “Será que a vocação memética do Brasil começou mesmo com os memes digitais? Ou será que ela já se anunciava no Carnaval, nos bordões da TV, nas pichações e nos outdoors? O que acontece quando política, publicidade e arte se dobram aos formatos da zoeira?”, questiona.

meme da página Greengo Dictionary

Além da ocupação física no CCBB, o projeto se estende ao ambiente digital com ativações especialmente desenvolvidas para as redes sociais. Em parceria com o perfil de memes @newmemeseum, curadorias de conteúdos exclusivos serão compartilhadas online, ampliando o alcance da exposição e promovendo o acesso ao debate com públicos diversos — muito além das paredes do museu.

Ao receber este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu papel como um espaço vivo de diálogo com as linguagens contemporâneas, valorizando a potência crítica, afetiva e estética que surge tanto das redes quanto das ruas. A mostra também reforça o compromisso do CCBB com a valorização da cultura brasileira em toda a sua diversidade — incluindo as expressões que nascem, se desenvolvem e se reinventam no ambiente digital. “É uma mostra que olha para o presente com inteligência e humor, revelando como o Brasil se narra e se reinventa a partir da criatividade coletiva”, destaca Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo.

São apresentadas 10 entrevistas inéditas com criadores brasileiros que responderam, em vídeo, essa indagação existencial, desdobrando-as em reflexões sobre humor e memeficação. Aqui, o meme é entendido como forma fluida e mutante — uma expressão que habita os interstícios da linguagem, circula entre mídias e revela, no improviso, a imaginação crítica do nosso tempo.

Este núcleo foi elaborado em parceria com o Museu de Memes (https://museudememes.com.br), projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a coordenação do professor e pesquisador Viktor Chagas, um dos maiores pesquisadores sobre a linguagem dos memes no Brasil.

“MEME: NO BR@SIL DA MEMEFICAÇÃO” é uma produção da Patuá Produções, com patrocínio do Banco do Brasil. Depois de São Paulo, a exposição será apresentada em Brasília (novembro de 2025 a março de 2026), Belo Horizonte (março a junho de 2026) e Rio de Janeiro (agosto a novembro de 2026).

Serviço

Exposição “MEME: NO BR@SIL DA MEMEFICAÇÃO”
Período: 27 de agosto a 03 de novembro de 2025
Horário: Todos os dias, das 9h às 20h (exceto às terças)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Ingressos: Gratuitos no link e na bilheteria do CCBB

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

12 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

12 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

2 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

2 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

2 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

2 dias ago