Exposições e Eventos

Quem é Carol Carreteiro, nova sócia da Nonada, galeria carioca que aterrissa em São Paulo em abril

Quando entendeu que poderia trabalhar e viver a partir da sua criatividade, Carol Carreteiro decidiu ingressar no mercado das artes. Com sensação de conforto e pertencimento, a galerista carioca de 32 anos se encontrou nas trocas e diálogos entre
outros artistas, desenvolvendo um trabalho criativo centrado na comparação equitativa e expansão de narrativas potenciais ao estreitar a lacuna entre o Norte e o Sul globais.

Formada em comunicação e especializada em moda, arte, cinema, teatro e gestão cultural, Carol carrega uma bagagem profissional de peso. Seu portfólio contempla trabalhos no Matadero Cultural Madrid (Espanha), na Konig Galerie (Berlim), na Nara Roesler (Rio de Janeiro) e no Artsy, um dos marketplaces mais relevantes mundialmente para artistas emergentes e estabelecidos, onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e expansão dos relacionamentos da empresa com galerias em toda a Europa.

Além de colocar obras de artistas renomados como Katharina Grosse, Alicja Kwade, Luiz Zerbini, Erika Verzutti e outros em importantes coleções ao redor do mundo, colaborou de perto com um grupo seleto de nomes, incluindo Adriana Varejão e Lucia Laguna, no planejamento e execução de exposições comerciais e institucionais.

Agora, Carreteiro entra como a nova sócia de Paulo Azeco, para integrar a direção da Nonada, galeria de arte pautada em curadoria e pesquisa de artistas com narrativas historicamente preteridas que vão além da definição geográfica, ao entender o termo como centralizador de questões contemporâneas urgentes. Para além, a Nonada busca abordar temáticas plurais e gerar questionamentos ligados à religiosidade e fé, ao esgotamento dos paradigmas econômicos, a como afetos atravessam a psique e corpo atualmente e a como lidar com as consequências da incapacidade humana de pensar em outros futuros possíveis.

Com dois espaços no Rio de Janeiro e um em Salvador, a Nonada chega ao centro de São Paulo no dia 6 de abril para integrar o circuito artístico da maior capital da América Latina, que terá a galerista à frente da descoberta e impulsionamento de artistas promissores. Atuando como ponte, Carol acredita que, acima de tudo, um potencial é uma semente, algo que para crescer precisa de dedicação, tempo e energia, e por isso, dá tanto valor ao trabalho em parceria entre a galeria e o artista, para criar uma trajetória e um plano de carreira.

“Integrar o time da Nonada é maravilhoso, acredito muito no projeto, nos artistas, nos meus sócios e nos nossos colaboradores. É gratificante poder compartilhar uma visão criativa e servir como agente fomentador para a realização de projetos notáveis com artistas em que acredito”, conta Carreteiro. Hoje, as galerias de arte desenvolvem um papel fundamental na projeção de artistas, nacional e internacionalmente, e o interessante para Carol, é se alinhar a pessoas que apresentem ideias originais e frescas e que sejam bem sucedidas em comunicar o que desejam, com uma mensagem contundente.

Para aguçar o olhar, ela se expõe à maior quantidade possível de estímulos, principalmente ao se inserir em diversas exposições com contextos e culturas diferentes e entende o fator provocativo como algo que pode vir de diversos lugares, seja do discurso, da forma ou do conteúdo, mas não menospreza a dubiedade, que “enriquece qualquer discussão, uma vez que gerar perguntas é muito mais interessante do que formular respostas”.

Inspirada pelas particularidades de mulheres como Marian Goodman, Monika Sprüth, Philomene Magers, Paula Cooper e Barbara Gladstone, Carol Carreteiro pretende continuar trilhando seu caminho de maneira única.

Sobre a Nonada:

Um neologismo criado para representar o não lugar ou a negação de existência. Nonada é a palavra que abre uma das maiores obras da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e é também, a palavra que norteia este projeto, desde seu embrião.

Um lugar que não existe, mas que pretende ser meio de iluminar aquilo que não se é visto. Se realiza quando apresenta o que é ignorado. Uma não existência pois sua forma concreta só se dá quando rompe as barreiras erguidas pelos circuitos sociais e culturais.
Nonada é híbrido, pesquisa, acolhe, expõe e dialoga. Deixa de ser nada e passa a ser essência por acreditar que o mundo precisa de arte… e arte por si só já é lugar

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

12 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago