Exposições e Eventos

“Rir pra não chorar”: exposição em Curitiba celebra o humor gráfico brasileiro

“Rir pra não chorar: humor gráfico à brasileira” é a nova exposição em cartaz no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de 21 de agosto a 27 de setembro. A mostra celebra o humor gráfico como expressão da cultura nacional, reunindo ilustrações, charges e cartuns de sete artistas brasileiros. Com realização do PUCPR Cultura, a exposição tem entrada gratuita e é aberta a todos os públicos.

Integram a exposição a paulista Marília Marz, a paraense Helô Rodrigues e o paraibano William Medeiros, junto com os paranaenses Lark, Ademir Paixão, Alberto Benett e Rafael Camargo. As criações desses artistas apresentam uma diversidade de traços, linguagens e narrativas visuais que, com inteligência e sutileza irônica, atravessam diferentes relações do cotidiano, passando por questões ambientais, identitárias e culturais. Arte, sátira e pensamento social se entrelaçam em narrativas visuais que instigam a leitura atenta, a reflexão e o riso crítico.

Com curadoria de Janaik Baum e Rafael Camargo, a mostra apresenta o humor gráfico não apenas como forma de entretenimento, mas como ferramenta de comunicação, de reflexão crítica e de manifestação popular. “O humor faz parte do nosso dia a dia e refletir sobre o que nos faz rir revela traços da nossa identidade cultural e histórica”, explica a museóloga e historiadora Janaik.

Além da abertura oficial no dia 21 de agosto, a partir das 18h30, com a presença dos sete artistas, o público poderá participar de uma série de ações, como um bate-papo com os artistas na PUCPR Arena Digital no dia 22 de agosto, às 19h, e de encontros, oficinas e um curso de curta duração sobre ilustração e cultura brasileira. A programação completa está disponível no @pucpr_cultura.

Conheça os artistas que integram a exposição “Rir pra não chorar: humor gráfico à brasileira”

Ademir Paixão – um dos principais chargistas do Paraná, traduz em seus trabalhos um olhar atento e crítico sobre pautas sociais, esportes, política e meio ambiente. É autor do mural “Olhares Curitibanos” e do projeto “Vamos Pintar Curitiba”, que reúne mais de 1.400 ilustrações sobre a cidade.

Alberto Benett – jornalista e chargista paranaense, destaca-se pelo humor e criticidade ao retratar o Brasil contemporâneo. Sua produção passa ainda pelo humor melancólico, como na série “Anedônia”. Tem carreira consolidada em veículos como Folha de S. Paulo e Revista Piauí, além de ser um dos fundadores do jornal Plural Curitiba.

Helô Rodrigues – ilustradora e quadrinista de Belém do Pará, é cofundadora do Estúdio Tipiti, estúdio criativo feito por mulheres na Amazônia. Suas obras apresentam narrativas visuais que valorizam a cultura nortista e entrelaçam elementos como vocabulário, gestos e gostos que revelam cotidianos, afetos e memórias da região.

Marilia Marz – ilustradora, quadrinista, designer gráfica e chargista na Folha de S. Paulo. Com traços expressivos e compromisso com temas sociais, promove reflexões sobre educação, relações com o ambiente urbano e identidades no cenário do humor contemporâneo.

Lark – artista curitibana, ilustradora e quadrinista, lançou três publicações de HQs inspiradas pela vivência em escritórios e por observações sobre as relações humanas. Entre as suas narrativas, está a sátira ao ambiente corporativo, revelando em seus personagens medos e dilemas internos.

Rafael Camargo – designer, cartunista e professor da Escola de Belas Artes da PUCPR. Atua com facilitação gráfica, foi premiado em salões de humor e teve trabalhos publicados em diversos veículos, como Superinteressante e Folha de S. Paulo. Suas obras transitam entre o humor gráfico e a comunicação visual aplicada.

William Medeiros – cartunista, chargista e designer gráfico paraibano, já ilustrou mais de 800 capas de revistas e foi premiado em diversos salões de humor. Parte da sua produção é dedicada a questões ambientais, denunciando de forma crítica a exploração e degradação do meio ambiente, em diversas esferas.

Serviço

Exposição “Rir pra não chorar: humor gráfico à brasileira”
Data: de 21 de agosto a 27 de setembro
Horários: Terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e sábado, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Curitiba)
Entrada gratuita e aberta ao público

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

15 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

15 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

3 dias ago