Exposições e Eventos

Seminário: Design e Acessibilidade Digital


Realizado no contexto da 3° edição do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, o seminário é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas do design, comunicação, publicidade, relações públicas, ciências sociais, arquitetura e demais interessados.

O surgimento da pandemia e do novo coronavírus vem intensificando o já consolidado processo de migração das instituições, sejam públicas ou privadas, para os meios digitais. Neste contexto, o seminário discute as relações do campo do design com a universalização da acessibilidade digital.


Plataformas digitais e o design de acesso

12 de agosto | 17h às 18h
com Isa Meirelles | mediação Cláudio Rubino

No primeiro módulo, Isa Meirelles discute o que é design e comunicação acessível, pleonasmo ou vertente do design? Serão abordados fundamentos, diretrizes e plataformas mais adequadas.

Isa Meirelles utiliza o design de comunicação acessível para participação e inovação. É formada em Relações Públicas, tem especialização em Moda Inclusiva e Audiodescrição. Atua como criadora de conteúdo e facilitadora sobre acessibilidade digital, linguagem representativa e design acessível de conteúdo. Tem o olhar atento à aplicação do marketing acessível na linguagem de moda.

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Políticas digitais participativas

19 de agosto | 17h às 18h
com Alexandre Ohkawa e Malu Dini | mediação Cláudio Rubino

O segundo módulo discute a base da cultura surda através de reflexões sobre comunicação digital. Serão debatidas as políticas de acessibilidade digital e a democracia de acesso e produção de informação às populações surdas em serviços, arte e educação.

Alexandre Ohkawa mora em São Paulo e é surdo. Além de arquiteto, consultor e gestor cultural, é apresentador do canal Coneckta e apresentador do canal Hand Talk Show (trabalho como analista e comunnity manager da empresa Handtalk). Foi um dos idealizadores do workshop “Empatia do Silêncio”, palestrante da campanha #surdoehquemfala e embaixador da SAS (semana acessibilidade surda) e do Movimento Web para Todos (WPT). Atua como mediador nos eventos culturais inclusivos e de acessibilidade digital e é vice-presidente da associação dos surdos do estado de São Paulo – Vem Sonhar. É também tradutor-intérprete e professor de Libras.

Malu Dini é designer de produto com foco em acessibilidade no banco Itaú e pedagoga. Organizadora do projeto Deficiência Tech. Corpo-ativista em projetos voltados para comunidade surda, como o GES-LGBTQIAP+ (grupos de estudos de sinais LGBTQIAP+ e Grupo Mãos de Fada (contadora de histórias).

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Interfaces e experiências de acesso digital

26 de agosto | 17h às 18h
com Liliane Claudia | mediação Cláudio Rubino

No terceiro encontro, Liliane Cláudia aborda UI UX a partir de estudos de caso, contextualizando nomenclaturas, importância dos processos e as relações entre usabilidade e acesso por pessoas com ou sem dissidências de corpos, comunicação e formas de se relacionar.

Liliane Cláudia designer com foco na experiência completa do usuário com o produto, serviço e marca. Após ficar tetraplégica e perceber inúmeras possibilidades para pessoas com deficiência conquistarem independência com o uso da tecnologia, se apaixonou pela inovação e acessibilidade como ferramentas de transformação. Atualmente é Product Designer na Zup Innovation, e uma das fundadoras da Redesign for All com foco em UX Acessível e Design Inclusivo.

INSCREVA-SE PARA O SEMINÁRIO


Os módulos serão ministrados na plataforma ZOOM
As inscrições são gratuitas e realizadas online.
O seminário terá Libras e descrição de imagens em tempo real.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

15 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago