Exposições e Eventos

Sesc Quitandinha abre sessões de restauro para acompanhamento do público

O Sesc Quitandinha, em Petrópolis, dá início ao restauro da pintura atribuída ao artista Tomás Santa Rosa (1909-1956), nos biombos que estão na Galeria da Fonte e no Café Concerto. As sessões fazem parte da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, em cartaz até 25 de fevereiro de 2024.

As restauradoras Luciana Lopes e Poliana Reis, da Imperial Cia. de Restauro, inicialmente fazem uma janela de prospecção – raspam minuciosamente um retângulo de 1m x 4m de área da pintura, para verificar seu estado e suas características. O trabalho será acompanhado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Aos sábados e domingos, das 10h às 16h, o público poderá acompanhar o trabalho de restauro.

Sobre a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos” no Sesc Quitandinha

O múltiplo artista Tomás Santa Rosa tem um destaque especial na exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”,com curadoria do historiador Bruno Pinheiro e do curador geral Marcelo Campos, onde as novas gerações podem conhecer sua importância como pintor, desenhista, muralista, cenógrafo, figurinista, ilustrador e autor de capas de edições históricas de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, entre outros. Considerado o “pai da cenografia moderna”, e também do “design gráfico”, seus trabalhos estão expostos no Salão Social, Piscina, Galeria das Estrelas, Gaiola e Jardim de Inverno.

Pintura decorativa de biombos, atribuída a Tomás Santa Rosa

Autor dos murais da Piscina e do Café-concerto, e da pintura decorativa de biombos, Tomás Santa Rosa nasceu em João Pessoa (então Cidade da Parayba), e foi o primeiro a sobreviver à primeira infância, dos quatro primeiros filhos do casal de alfaiate e dona de casa. Aos vinte anos, autor de poemas e desenhos, convivia com os grandes escritores que moravam na cidade: Raquel de Queiroz e José Lins do Rego. Chegou ao Rio de Janeiro aos 23 anos, e em 1938, Santa Rosa fundou a companhia teatral Os Comediantes, junto com Luiza Barreto Leite e Jorge Castro, que em 1943 revolucionou o teatro brasileiro com a montagem de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, e direção de Ziembinski (1908-1978). A inventiva cenografia do espetáculo – chamada de arquitetura cênica – feita por Santa Rosa foi um dos elementos marcantes do espetáculo. Em torno do espaço Gaiola, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, o público pode ver seus primorosos croquis e maquetes das encenações teatrais.

No suntuoso Salão Social, estão as pinturas e desenhos de Santa Rosa, e ainda as capas e ilustrações de edições históricas de grandes autores brasileiros. Bruno Pinheiro salienta que “Santa Rosa foi fundador do design moderno de livros”. De 1933 a 1956 foi o principal capista da editora José Olympio, em mais de 200 livros. Exemplos são “Caetés” (1933), de Graciliano Ramos, e “Cacau” (1934), de Jorge Amado.

No Sesc Quitandinha, Santa Rosa tem uma participação importante ao criar em 1944 o mural da Piscina, alusivo a “Vinte mil léguas submarinas”, de Júlio Verne.

A Galeria das Estrelas foi transformada em um trecho da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, onde o público pode apreciar seus croquis e as reproduções da decoração do carnaval carioca em 1954, criada por Santa Rosa, quando os motivos carnavalescos – músicos, baianas, foliões – foram espalhados pela cidade.

Serviço

Exposição”Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”
Período: até 25 de fevereiro de 2024
Aos sábados e domingos, das 10h às 16h, o público poderá acompanhar o trabalho de restauro.
Local: Centro Cultural Sesc Quitandinha. Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis – RJ
Aberto de terça a domingo, e feriados, das 10h às 17h (conclusão do itinerário até as 18h)
Visitas guiadas: terça a domingo (e feriados), das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)
Visitação ao entorno do Lago Quitandinha: terça a domingo (e feriados), das 9h às 17h
Entrada gratuita

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

23 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

23 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

3 dias ago