A OMA Galeria abre seu calendário de 2024 com a exposição Um furo no olho, coletiva dos artistas Flávia Ventura e Nickolas Garcia. Com curadoria de Tálisson Melo, a mostra foi premiada pelo 5º edital de curadoria da OMA, promovido pelo espaço com o objetivo de fomentar o trabalho de novos talentos no circuito da arte.
A exposição apresenta 14 pinturas em acrílica e óleo que abordam temas como sexualidade e prazer sob óticas que vão além da visão eurocêntrica branca, heterossexual e cisgênero historicamente validada e estudada pela história da arte.
Os dois artistas mineiros, cada um à sua maneira, levantam questões relacionadas às dinâmicas de opressão, subjugação e inferiorização que afetam aqueles que não se encaixam nos moldes daquilo que é considerado “universal”, com a busca do desejo, do afeto e do cuidado como instrumento de proteção contra essas agressões.
Flávia Ventura aborda questões que giram em torno do prazer feminino, contrapondo desejo, poder e violência em suas obras. À primeira vista, seus trabalhos remetem à pintura abstrata, porém, um olhar mais atento revela retratos de corpos nus que tratam da objetificação e das tensões presentes nas relações entre mulheres e homens.
Nickolas Garcia se apropria de imagens tradicionalmente relacionadas à masculinidade, como soldados e lutadores, sobre as quais faz intervenções com cores e diferentes simbolismos. Suas pinturas questionam a construção da ideia de virilidade e seu papel na destituição da subjetividade masculina, convidando a enxergar a possibilidade de afeto e desejo entre homens.
Ao longo de uma década, a OMA tem trilhado um caminho singular nos diversos espaços e circuitos da arte contemporânea, concentrando-se na representação de artistas jovens e emergentes.
Originária de São Bernardo do Campo, desde o início esteve profundamente envolvida com o território, promovendo ações em diálogo direto com a comunidade local. Em 2022, o antigo espaço foi transformado em ateliês coletivos, e a galeria passou a operar no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Reconhecendo o papel transformador da arte e do artista, a OMA expandiu sua atuação por meio da OMA Cultural e da OMA Educação, buscando alcançar um público mais amplo e atingir todos os setores da sociedade.
A OMA vem participando periodicamente das diversas feiras em âmbito local e está iniciando uma estratégia de internacionalização. Artistas representados tem sido incluídos no acervo de instituições como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo, no MAR, MAM e Museu Nacional de Belas Artes no RJ e no CCBB.
Exposição coletiva “Um furo no olho”
Data da abertura: 03/02/2024
Horário da abertura: 10h às 17h
Visitação: 03/02 a 02/03/2024
Horários: terça – sexta-feira: 12h às 19h e sábados: 10h às 15h.
Local: OMA Galeria
Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP
Entrada gratuita
Leia também: Galeria Dezoito apresenta “Arquitetura do Ser”, individual de Állisson Opitz
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…