Exposições e Eventos

Theatro Municipal de São Paulo aborda a presença negra em sua história

O Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com a a Praça das Artes, realiza a visita temática “Presença em dois atos”. A ação dá continuidade ao ciclo da exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo”. Na ocasião, o público poderá visitar e conhecer a história de espaços clássicos do Theatro Municipal, passando também pela exposição. Contando com diversas presenças e nomes de diversas épocas, como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento e Elizeth Cardoso, a mostra lança um olhar único para a história do Theatro Municipal. A visita mediada será realizada nos dias 28/01 e 04/02 (sábados), às 13h, com reservas de ingressos disponíveis através do site.
 

Visita mediada pelo Theatro Municipal de São Paulo

Durante o primeiro ato, os visitantes percorrerão os espaços do Theatro tendo como enfoque por parte da equipe de mediação a ocupação e os movimentos da população negra por este território central da cidade de São Paulo, como o lançamento do Movimento Negro Unificado nas escadarias do edifício em 1978. No segundo ato, a mediação levará o público para conferir a exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo“, na Praça das Artes, que revela a memória e a história por meio de fragmentos do acervo, figurinos, fotografias, instalações e depoimentos produzidos a partir da presença negra no Theatro Municipal desde 1915.
 

Ao reunir um conjunto significativo de diferentes registros, a exposição aponta, por um lado, para o que tem sido o Brasil nesses 110 anos de existência do Theatro: a presença exígua de artistas negras e negros no palco do Theatro, em relação à massiva atuação de brancos. Ao mesmo tempo, exibe a qualidade e competência dessa participação, como explica Ana Lúcia Lopes, gerente de Formação, Acervo e Memória. “A exposição aponta para o futuro quando reúne esses artistas em uma demonstração incômoda, para muitos, de excelência. A competência é inquestionável, ficando para nós o compromisso antirracista de mudar essa história”, diz Ana Lúcia Lopes.
 

Além de difundir o rico acervo do Theatro Municipal, a exposição pretende visibilizar a atuação de entidades e organizações da sociedade civil, sobretudo negras, que se articularam ao longo de mais de cem anos para ocupar a programação do Municipal de diferentes formas. “A exposição revela que o Theatro Municipal também foi constantemente disputado por outros grupos sociais que não somente a elite; que existiram — e de alguma forma se realizaram — outros projetos, tensões, diferentes perspectivas de cultura e política. A exposição ajuda a construir uma perspectiva mais plural acerca do significado do Municipal para a cidade de São Paulo, para o Brasil”, finaliza Rafael Domingos, coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal.


Serviço

Visita Temática ao Theatro Municipal de São Paulo e à exposição “Presença em Dois Atos”
Reserva de ingressos pelo site
Sábado – 28/01 e 04/02 às 13h


Leia também:
Museu do Ipiranga inaugura nova sala de exposição


 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

1 hora ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

2 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

2 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

20 horas ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

24 horas ago

MAC Niterói apresenta exposição coletiva “Outras paisagens”

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói, no Rio de Janeiro) apresenta…

24 horas ago